Secretaria de Agricultura alerta para geada no Estado de São Paulo
Nos próximos dias, a temperatura deve baixar e as previsões apontam para ocorrência de geada no Estado de São Paulo. A formação de uma frente fria que se espalhará pelo Brasil, com os ventos frios da massa de ar polar, deve se intensificar com a presença de um ciclone extratropical estacionado sobre o Oceano, o que, possivelmente, levará à queda da temperatura média no estado, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso, somado à seca em que São Paulo se encontra, aos impactos ainda presentes do fenômeno La Niña e à atual umidade do ar, pode causar as geadas.
De acordo com o Instituto Agronômico (IAC-APTA), elas podem ocorrer da madrugada de 17 a 19 de maio para as diferentes regiões paulistas. Segundo a pesquisadora do IAC, Angelica Prela Pantano, as regiões ao sul do estado, na divisa com o Paraná; as próximas ao sul de Minas Gerais; e demais localidades, com altitude acima de 1.000 metros, são as mais sujeitas à formação de geadas.
Angelica informa que as temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos, principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana-de-açúcar e milho”, afirma.
As localidades em que se precipitarem chuvas isoladas não devem ser atingidas pelas geadas, mesmo com temperaturas aptas para sua ocorrência, devido à alta umidade no solo.
Orientações aos produtores
As geadas costumam atingir o Estado durante o final de junho e o mês de julho, meses de entrada e intensificação do inverno. A ocorrência precoce deste fenômeno, com um mês de antecedência, sugere impactos mais intensos no setor agropecuário.
Secretaria de Agricultura alerta para geada no Estado de São Paulo