Após 47 anos, Paraná pode ter retorno de ‘geada negra’ nos próximos dias
A queda brusca nas temperaturas pegou os paranaenses de surpresa. Porém, apesar do tempo ensolarado previsto para esta semana, meteorologistas apontam para novo problema meteorológico retornando após muitos anos: A geada negra.
Em publicação oficial, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) fez um alerta para toda a população paranaense. Confira na íntegra:
Na terça-feira (17) uma massa de ar frio avança pela Região Sul. Resfriamento bastante expressivo e forte declínio das temperaturas no Paraná. Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do Estado. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de “geada negra” entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura.
Na última vez que aconteceu, no ano de 1975, a geada negra causou um estrago devastador nas plantações de café pelo estado. O evento foi batizado com este nome pois gera um congelamento da parte interna do café que acaba sendo queimada pelo gelo e fica com a aparência escura. A geada causou estragos e mudou a geografia econômica de muitas áreas.
De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, “Quando umidade do ar está baixa e a perda radiativa é intensa, causa um forte resfriamento a ponto de chegar a uma temperatura letal, chegando a congelar a seiva da planta”, explica.