Boa Notícia: Café pode reduzir o risco de doença em hepática até 70%
Os amantes do café se regozijam! Existe ainda outro motivo para beber uma outra xícara de material marrom. Pesquisas recentes sugerem que o consumo moderado de café - é de três a cinco xícaras, de acordo com a revisão da segurança da cafeína pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar - pode reduzir o risco de desenvolver doenças hepáticas em até 70% impressionantes.
Esta notícia vem do Instituto de Informação Científica sobre o Café (ISIC), que recentemente divulgou um relatório da mesa redonda sobre os efeitos do consumo de café e cafeína no fígado para a saúde no fígado. De acordo com o documento, os bebedores de café regulares têm até 40% menos probabilidades de desenvolver câncer de fígado e 25% a 70% menos probabilidades de obter cirrose.
Neste momento, existem cerca de 29 milhões de europeus que vivem com uma condição hepática crônica, muitos dos quais podem desconhecer completamente, já que a doença é muitas vezes assustador. A doença hepática crônica - que abrange uma série de condições, incluindo hepatite, cirrose, doença hepática gordurosa não alcoólica e câncer hepatocelular - é a quinta causa de morte mais comum na União Européia.
"A doença do fígado está em ascensão em toda a Europa e é importante que entendamos como o café, uma das bebidas mais populares do mundo, e a dieta afetam a doença", Graeme Alexander, professor do University College de Londres e um consultor sênior da o British Liver Trust, explicou em um comunicado. "A pesquisa sugere que o café pode reduzir o risco de doenças do fígado e é importante que os pacientes tenham acesso a informações e conselhos dietéticos dos profissionais de saúde de uma forma que lhes seja fácil entender e agir".
Não está claro exatamente por que o café está ligado ao risco reduzido de doença hepática, mas os dados existentes mostram que os bebedores de café exibem níveis significativamente mais baixos das enzimas hepáticas, a gamma-glutamil transferase (GGT) e a alanina transaminasa (ALT) do que aqueles que evitam o café completamente.
Mais pesquisas são necessárias para explorar este link ainda mais, mas, por enquanto, o takeaway chave parece ser que o café com moderação é bom para você.
"A doença do fígado é um assassino silencioso, pois muitas vezes não há sintomas até que seja tarde demais", disse Judi Rhys, presidente-executivo da British Liver Trust, no comunicado. "O café é algo que é facilmente acessível para todos e regularmente bebendo - filtrada, instantânea ou espresso - pode fazer a diferença na prevenção e, em alguns casos, diminuir a progressão da doença hepática - é uma escolha de estilo de vida fácil de fazer. "