Impressionante: Chuva sem precedentes inunda a região de Sydney
A situação se agrava pela chuva extrema e incessante no Leste da Austrália. Moradores de dezenas de subúrbios na região Oeste de Sydney foram orientados a deixar a região com três grandes rios transbordando no que os serviços de emergência descrevem como uma emergência de inundação “com risco de vida”. A chuva mais forte diminuiu um pouco na manhã desta segunda-feira em Sydney, no entanto segue forte na área metropolitana, com 71 ordens de evacuação e 64 avisos de evacuação, afetando mais de 32.000 pessoas no estado de Nova Gales do Sul.
A região atingida pelas inundações abriga 8,12 milhões de pessoas, ou cerca de um terço da população total da Austrália, e sempre sofreu com enchentes durante os primeiros meses do verão. Ocorre que eventos únicos de uma geração de inundações se tornaram comuns, o que gera uma série de questões quanto à sustentabilidade a longo prazo de comunidades propensas a inundações. Somente neste ano, é a terceira vez que a região de Sydney, especialmente seus subúrbios a Oeste, sofre com enchentes.
A chuva excessiva provocou o transbordamento de várias barragens em Nova Gales do Sul com sucessivos alertas de inundação. Logo a Oeste de Sydney, a represa de Warragamba – o maior reservatório urbano da Austrália – começou a transbordar às 2h da manhã de domingo e, em seu pico, 515 gigalitros estavam inundando suas paredes, a mesma quantidade de água contida no porto de Sydney. Os acumulados de chuva foram impressionantes. Conforme o serviço australiano especializado em Meteorologia WeatherZone, a estação de Brogers, no Kangaroo Valley, em Nova Gales do Sul, teve 868 mm de chuva em apenas 78 horas.