ofi, da Olam, leva programa de apoio a metade de seus fornecedores de café
A olam food ingredientes (ofi), subsidiária do grupo asiático Olam, já incluiu 105 mil de seus fornecedores de café em todo o mundo em seu programa de apoio sustentável, metade da meta que estabeleceu até 2025, de apoiar seus 200 mil fornecedores.
O apoio inclui treinamento e assistência técnica, fertilizantes, mudas e acesso a mercados de alto valor. O plano foi lançado em outubro de 2020, em meio a um maior escrutínio das indústrias e consumidores sobre o impacto ambiental da cadeia e sobre as condições de trabalho nas lavouras de café.
Mais valor
Segundo a Olam, os produtores apoiados já começam a perceber diferenças nas produtividades e no valor capturado com as vendas de café. Em San Marín, departamento do Peru, os produtores que fornecem café para a ofi já estão com uma produtividade média 32% maior do que antes do programa. Em Aceh e em Sumatra Norte, na Indonésia, cerca de 14 mil produtores que colhem variedades certificadas já receberam US$ 830 mil.
O programa busca dar previsibilidade aos produtores de pequena escala. Segundo o CEO de café da ofi, Vivek Verma, o aumento da volatilidade dos preços do grão e os impactos das mudanças climáticas “levantam questionamentos sobre a viabilidade da pequena produção de café”.