Tim Hortons oferece café grátis para resolver alegações de invasão de dados
Em resumo, a cadeia canadense de fast food Tim Hortons está resolvendo vários processos judiciais de privacidade de dados contra ela, oferecendo algo que sabe que é bom: um donut e café.
A Canadian Broadcasting Corporation (CBC) disse na sexta-feira que o acordo de Timmies ainda requer aprovação dos tribunais, mas se for dado o aval, os usuários do aplicativo móvel Tim Hortons afetados pela coleta inadequada de dados da cadeia "receberão uma bebida quente gratuita e assados.
A Tim Hortons também terá que excluir permanentemente quaisquer dados de geolocalização que seus aplicativos coletaram indevidamente e deve instruir os provedores de terceiros que tiveram acesso aos dados a fazer o mesmo.
De acordo com essa investigação, Tim Hortons atualizou seus aplicativos para adicionar especificamente a tecnologia de rastreamento de localização gerenciada por uma empresa americana chamada Radar. Essa empresa coletava informações de dispositivos a cada poucos minutos para inferir os locais de residência e trabalho dos clientes e ver se eles estavam comprando rosquinhas em outro lugar.
O aplicativo continuou a coletar dados mesmo quando estava em segundo plano e só parou se o aplicativo fosse encerrado, segundo a investigação.
Tim Hortons disse que nunca usou os dados de geolocalização coletados para segmentar anúncios e removeu permanentemente o código do Radar de seus aplicativos em setembro de 2020. "O uso muito limitado desses dados foi agregado e não identificado para estudar tendências em nossos negócios – e os resultados não continham informações pessoais de nenhum convidado", disse Tim Hortons em junho, quando os processos começaram a cair contra ele.
De acordo com os preços canadenses, os clientes afetados do Tim Hortons podem esperar que um acordo de ação coletiva pague aproximadamente C$ 2,88 (US$ 2,25) em alimentos e bebidas gratuitos, o que pode muito bem ser mais do que os membros da classe poderiam esperar em dinheiro.
Entre maio de 2019 e agosto de 2020, os aplicativos móveis de Tim Hortons coletaram dados de geolocalização de usuários sem seu conhecimento ou consentimento, descobriu uma investigação do governo canadense.