Mais de 336.000 produtores habilitados a votar nas eleições do café 2022
Mais de 336.000 cafeicultores federados estão aptos a votar nas eleições do café de 2022, que serão realizadas nos dias 10 e 11 de setembro.
E a Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) trabalha a todo vapor para que esse processo se desenvolva da melhor forma possível. "Ao conduzir um processo eleitoral claro, calmo e transparente, o sindicato cafeeiro é exemplar", disse o gerente geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo.
As eleições cafeeiras são a base da união cafeeira pelo alto grau de representatividade e legitimidade que conferem às suas instituições. Em um processo democrático e participativo, a cada quatro anos os cafeicultores federados elegem seus representantes sindicais nas comissões municipais e departamentais por voto direto.
Este ano, os produtores elegerão, entre mais de 16 mil candidatos, 4.644 membros dos 387 comitês municipais de cafeicultores (6 titulares e 6 suplentes para cada comitê) e 180 membros dos 15 comitês departamentais, totalizando 4.824 cargos.
Com o lema “Se todos votarmos, todos venceremos!”, as eleições serão realizadas em 20 departamentos e 580 municípios da Colômbia; ou seja, em mais da metade dos municípios do país. Serão instaladas mais de 2.700 mesas de votação e haverá júris eleitorais e observadores da Missão de Observação Eleitoral (MOE).
Cabe a cada comissão departamental de cafeicultores definir em qual das duas datas, 10 ou 11 de setembro, serão realizadas as eleições em seu respectivo departamento. Para estimular a participação e a renovação de lideranças, várias reuniões e oficinas foram realizadas com os produtores para destacar a importância da democracia cafeeira, na qual eles podem participar não apenas como eleitores, mas também como candidatos.