O recorde mundial do Guinness para a maior xícara de café
O café tem sido uma marca registrada da economia da Colômbia e os primórdios do café nesta nação sul-americana foram um resultado direto da colonização espanhola. Como detalhes do Coffee Affection, os jesuítas da Espanha trouxeram grãos de café com eles no início do século XVIII. Devido ao elemento missionário de seu trabalho, juntamente com o desejo de incentivar o cultivo do café, à medida que a religião se espalhava pela Colômbia, também o café.
Hoje, a Colômbia está confortavelmente como a terceira maior nação produtora de café do mundo, atrás do Brasil e do Vietnã. Em 2020, de acordo com Statista, o país produziu quase 14 milhões de sacas de 60 quilos. O café colombiano é conhecido mundialmente por sua excelente qualidade e perfis de sabor suave, incluindo notas de chocolate, nozes, ervas e frutas cítricas (por Coffee Bean Curral).
Através de todos esses elogios, havia uma cidade no coração da região cafeeira colombiana que buscava garantir a continuidade do status elevado de seu país no mundo do café – e eles fizeram isso fazendo a maior xícara de café do mundo.
Em 15 de junho de 2019, a Alcaldía Municipal de Chinchiná recebeu o Guinness World Record para a maior xícara de café do mundo. A bebida continha 22.739,14 litros, ou mais de 6.000 galões, de café árabe. Cinquenta pessoas trabalharam por mais de um mês para construir a xícara de café gigante que ficava na praça da cidade. O Guinness World Records também twittou que a cidade passou a sediar a maior degustação de café, com 1.559 participantes.
De acordo com o Strait News, os organizadores dos eventos buscaram usar o recorde mundial como forma de destacar a cultura cafeeira local e a importância dos agricultores da região. Chinchiná é um município da região de Caldas. Caldas fica nas montanhas do sudoeste da Colômbia, onde o café cresce muito bem e é o principal produto do departamento. Outros produtos da área incluem materiais extraídos como ouro, prata, mercúrio, carvão e zinco (via Britannica).