Finalistas de concurso de qualidade do café conillon são conhecidos
Já foram selecionados os dez finalistas do Concurso “Conillon de Excelência Cooabriel” – edição 2022. Os nomes foram escolhidos após a primeira fase do processo de avaliação dos lotes inscritos.
Os cooperados finalistas foram selecionados na primeira fase de provas realizada em São Gabriel da Palha a partir das 95 amostras inscritas no concurso com lotes provenientes de regiões do Espírito Santo e da Bahia, produzidos na safra 2022 por vários métodos e sistema de secagem.
Os dez cafés selecionados foram produzidos nos municípios de Alto Rio Novo, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e São Mateus, no Espírito Santo, e Santa Luzia, na Bahia. Foram preparados por métodos naturais, cereja descascado e fermentação induzida e por processos de secagem em terreiros suspensos, estufa, lona, pedra e secador a fogo indireto.
De acordo com a coordenadora do comitê do concurso, que é degustadora e R. Grader da Cooabriel, Júlia Partelli, a pontuação das amostras desta edição surpreendeu. “As notas de corte foram acima do ano passado. Percebemos que a evolução foi muito assertiva e houve muita dedicação. Os produtores se empenharam no processo. Tivemos cafés excelentes e com características sensoriais acima do esperado”, disse.
Também participou da avaliação na escolha dos classificados, o professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Lucas Louzada. “Considerando a evolução em relação ao ano passado, é perceptível a melhoria da qualidade dos cafés. Neste ano, os cafés estão com notas muito altas e com variabilidade de perfil sensorial. Isso permitirá expressão muito ampla no mercado, já que isso reflete o potencial de diversidade sensorial do café conillon e o engajamento dos produtores e produtoras que vêm se dedicando na busca pela qualidade. Muitos lotes, mesmo os que não foram finalistas, superaram os 80 pontos, o que demonstra a qualidade do conillon”, afirmou.
O gerente de armazéns da Cooabriel e degustador, José Carlos de Azevedo, que participou do processo como supervisor da prova reforça a importância do concurso. “Conseguimos uma evolução significativa na pontuação da bebida. O café conillon surpreende a todos da cadeia com tamanho avanço em tecnologia, produção e qualidade. O concurso visa melhorar a qualidade do conillon, tornando-o mais competitivo no mercado e conquistando um consumidor cada vez mais exigente na qualidade e no sabor”, ressaltou.
A segunda fase, de ranqueamento dos top 10 do Conillon de Excelência 2022, ocorrerá no dia 22 de outubro, em São Gabriel da Palha. Na mesma data, acontecerá a cerimônia de premiação dos vencedores.
“Será o momento de celebrar o avanço dos últimos anos. Neste ano, faremos uma cerimônia mais singela com foco nos resultados alcançados e na essência da cooperativa. O nosso objetivo é atrair cada vez mais produtores para o concurso e reforçar a qualidade do conillon”, finalizou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.