Mexicanos enfrentam a maior inflação do café dos últimos 21 anos
O México se destaca por ser um dos principais e melhores produtores de café do mundo, porém, degustar essa bebida pela manhã pesa cada vez mais no bolso dos lares mexicanos.
Este 1º de outubro é o Dia Internacional do Café e os mexicanos enfrentam a maior inflação dos últimos 21 anos neste produto, já que a inflação anual do café foi de 14,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi).
Esse aumento é explicado principalmente pelas pressões geradas pela invasão russa na Ucrânia, elevando os preços internacionais de algumas matérias-primas e paralisando as cadeias de suprimentos.
Mas mesmo com esse cenário, o México continua bem posicionado mundialmente e o mercado cafeeiro continua contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do país.
México, entre os produtores favoritos
Atualmente, o México se posiciona como o quinto maior produtor do mundo e se destaca pela denominação de origem obtida pelos estados de Veracruz e Chiapas, além do café caneta que está atualmente em processo, que é produzido na costa do Pacífico . do estado de Oaxaca.
Mas não é apenas o reconhecimento que torna as plantações de café mexicanas importantes, por trás delas mais de 70.000 empresas estão trabalhando e geram mais de 280.000 empregos.
A indústria cafeeira paga aos cofres de Chiapas, principal produtor do país, 237 milhões de dólares anuais, segundo dados da Associação Mexicana da Cadeia Produtiva do Café (Amecafé).