Pessoas que bebem 3 cafés por dia tendem a viver mais, sugere estudo
Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, podem ter encontrado uma relação entre café e longevidade. De acordo com um estudo publicado na revista científica European Journal of Preventive Cardiology,, pessoas que consomem a bebida diariamente tendem a viver mais e têm menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
Para chegar a tais conclusões, a equipe analisou dados do banco britânico UK Biobank. Assim, os cientistas tiveram acesso a informações sobre saúde e dieta de 449.563 pessoas com idade média de 58 anos. Os dados compreendiam 12 anos de observações.
Os cientistas consideraram a quantidade de bebida consumida por dia pelos participantes e também os tipos de café — que poderiam ser moído, instantâneo ou descafeinado. Havia ainda um grupo controle com pouco mais de 100 mil pessoas que não tomavam café.
De acordo com o estudo, pessoas que bebiam de duas a três xícaras de café por dia tinham mais chances de viver por mais tempo do que aqueles que não consumiam a bebida. Além disso, os cafés moído e instantâneo foram associados a um menor risco da pessoa desenvolver arritmia ou apresentar um ritmo cardíaco anormal.
Os cientistas acreditam que a cafeína em si não seja a responsável pelos benefícios, mas sim outros componentes biologicamente ativos que formam o café. Mas nada de sair tomando café descontroladamente. Os cientistas reforçam que o consumo deve ser relativamente baixo, com poucas xícaras sendo ingeridas por dia.
O artigo também possui limitações, já que a maior parte dos voluntários avaliados eram brancos e europeus. Fora isso, o consumo de café foi relatado pelos próprios participantes e não monitorado, enquanto possíveis mudanças ao longo dos anos no hábito de tomar a bebida não foram consideradas.