Aroma BSCA 2017: cafeicultor do Sul de Minas recebe torrador da Pinhalense
Ontem, a Associação Brasileira de Cafés Especiais realizou, em São Paulo, a cerimônia de premiação do Concurso Aroma BSCA 2017, evento que ofereceu premiações a cafeicultores nas categorias Via úmida e Naturais (cafés preparados no sistema de via seca), por lotes de café arábica da safra 2017. Concorreram ao prêmio produtores membros da entidade, com certificação de sustentabilidade vigente.
Afiliada à BSCA desde 2016, a Pinhalense foi a principal patrocinadora do evento. Desta forma, o cafeicultor José Renato Gonçalves Dias, da Fazenda Sertãozinho (Botelhos-MG), anunciado vencedor da categoria Via úmida, foi premiado com o novo torrador Pinhalense TL2, um dos principais lançamentos da fabricante em 2017. Na ocasião, a empresa informou que todos os participantes do concurso serão contemplados com condições especiais na aquisição do equipamento.
José Renato foi o grande campeão da noite, pois também venceu na categoria cafés Naturais. “Não foi fácil chegar aqui, tem muita gente boa produzindo por esse país”, declarou ele, em meio a agradecimentos após seu momento de consagração. Antes de cumprimentá-lo, o presidente da Pinhalense valorizou o trabalho dos produtores da BSCA. “O caminho para se produzir algo com qualidade é o detalhe. São os detalhes que fazem toda a diferença para se obter um café espetacular”, disse Reymar Andrade.
O novo torrador é adequado à torra de cafés especiais, seja na propriedade rural, indústria de torrefação, laboratório de classificação ou mesmo no comércio de café. O equipamento apresenta as seguintes características:
• Acendimento automático do fogo com sistema de segurança; • Manômetro para monitoramento da pressão do gás; • Maior precisão no ponto de torra; • Sensor direto na massa do café; • Coletor de fumaça e película; • Indicador de chama em LED; • Temporizador eletrônico com alarme (cronômetro); • Controles independentes de chama, temperatura, fluxo de ar; • Resfriamento rápido do café.
Sobre a Pinhalense A Pinhalense Máquinas Agrícolas conta com três unidades fabris que somam mais de 60 mil m² de planta industrial, em Espírito Santo do Pinhal (SP), onde foi fundada há mais de 67 anos. Com cerca de 710 colaboradores, tem máquinas em operação em cerca de 100 países para clientes de todos os portes, nos segmentos de café, cacau, castanha, feijão, cereais, pimenta e noz macadâmia. Detém mais de 25 patentes em diversas etapas do processamento, da recepção à exportação, e investe permanentemente em pesquisa de novas tecnologias e qualidade, para evolução dos equipamentos e instalações em funcionamento. Mais informações: http://www.pinhalense.com.br/