Mudança do clima no Sudeste após longo período calmaria
Com o avanço de um sistema frontal, boa parte do Brasil já presenciou uma mudança nas condições meteorológicas ao longo dos últimos dias. Em particular, o Sudeste passou a ser atingido por tempestades fortes após um longo período de tempo calmo.
Isso se deu graças a um ciclone, que se formou na altura da Argentina ao longo da quinta-feira (27). Sua frente fria associada e a organização dos ventos e da umidade sobre o país causaram chuvas em grande parte do Brasil, especialmente no Sul e no Sudeste.
Neste sábado (29), as chuvas continuarão atingindo São Paulo. A tendência é de pancadas localmente intensas em todo o Estado paulista, especialmente no período da tarde e da noite. As tempestades também atingem com força o Mato Grosso do Sul, trazendo acumulados que podem ser superiores a 50 mm.
Mapa de previsão de chuva para o fim de semana mostra os acumulados es
Pancadas de chuva rápidas também serão registradas no oeste do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais até o fim do sábado, continuando ao longo do domingo (30). Acumulados menos expressivos se formam em todos os Estados do Centro-Oeste e do Sul.
Ao longo do domingo, no entanto, a formação de um novo sistema de baixa pressão já começa a causar tempestades mais expressivas e intensas no Paraná e em Santa Catarina. Os acumulados registrados em ambos os Estados serão altos, e há risco de alagamentos, deslizamentos, descargas elétricas, quedas de árvore e interrupção na energia elétrica.
Em paralelo, as chuvas continuam em praticamente todo o Sudeste e também no Rio Grande do Sul. Pancadas rápidas de chuva também são esperadas no Centro Oeste, incluindo Mato Grosso e Goiás.
Num geral, as previsões indicam pancadas de chuva em todo o centro-sul do Brasil durante este fim de semana. As chuvas ocorrem especialmente durante a tarde e a noite. Na madrugada de domingo para segunda-feira (31), o deslocamento do sistema meteorológico traz pancadas de chuva intensas novamente para São Paulo e Mato Grosso do Sul, com acumulados altos e possibilidade de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvore.
Num geral, fora as pancadas de chuva previstas para todo o centro-sul do Brasil, as temperaturas continuam altas e a sensação térmica é de calor em todos os Estados. A situação pode mudar, no entanto, a partir de terça-feira (01).
Com a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas cairão consideravelmente, especialmente no Sul - Isso significa que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registrarão temperaturas abaixo dos 10 graus logo no início de novembro, um frio incomum para esta época do ano.