Café Pacaembu: história da torrefação remonta aos anos 50 do século passado
O café faz parte da cultura brasileira e, para que o produto chegue até as casas dos brasileiros, é necessário um processo monitorado e controlado, com o objetivo de entregar ao consumidor qualidade e momentos essenciais para tornar o dia ainda melhor. Pensando nisso, o Café Pacaembu produz café com alta tecnologia, possui certificações de qualidade e de processos exigidos na legislação para garantir sempre a qualidade de cada produto.
A história do Café Pacaembu se inicia em 1957, quando os irmãos Michel Halla e Anísio Abdalla adquirem uma pequena torrefação de café em Vargem Grande do Sul (SP), que chegou a produzir 150 kg de café por mês. Michel Halla, então, começou a deixar pacotes de café com os comerciantes da região, para que eles experimentassem e recomendassem o produto para os clientes e, assim, a marca deixou de ser apenas local para se tornar regional.
Hoje, a Café Pacaembu possui uma loja on-line, com o catálogo diverso da marca e entrega rápida e segura. A marca pertence à multinacional Massimo Zanetti Beverage Group.
A marca possui um portfólio extenso de produtos, que é composto por: Linha Café Torrado e Moído, cafés em cápsulas; Linha de Torrado em Grãos; Linha Instantânea com cappuccinos e café solúvel e, também, uma linha de filtros para café. Em 2019, o Café Extraforte Pacaembu foi premiado como o Melhor Café do Brasil na categoria Extraforte, pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), no Programa de Qualidade do Café (PQC), reforçando ainda mais a confiança e a qualidade dos seus produtos.
Todo o processo é controlado e monitorado por um software específico, único no mercado que garante a eficiência e maximização dos processos, desde a chegada da matéria prima até o produto final, incluindo análises de qualidade, como intensidade, a cor e até umidade da torra são medidas, a fim de garantir a qualidade e a característica única do café. Embora seja uma fabricação automatizada, pode-se perceber como complemento principal o comprometimento e a dedicação das pessoas que trabalham na empresa.
Com o lema “um café para ser feliz”, a missão do Café Pacaembu é proporcionar momentos de prazer por meio de um café de excelência, com o compromisso de manter a qualidade e continuar sendo um companheiro para os consumidores da marca, e conquistar mais gerações que amam café.
A empresa possui também como um dos pilares as práticas de sustentabilidade, como o reaproveitamento da água da chuva na manutenção dos jardins da fábrica, a compensação ambiental de 100% do plástico e papelão utilizados nas embalagens e a reutilização da película do café, a qual serve como fertilizante natural, por ser rica em potássio, fósforo e nitrogênio, nutrientes que contribuem para melhor qualidade do solo.
Por meio dos valores de honestidade, respeito, união, sustentabilidade do negócio e da valorização do ser humano, o Café Pacaembu dedica e considera que o consumidor contribui para a construção diária da história da marca, que procura entregar constantes melhorias nos produtos e momentos especiais no café da manhã e da tarde, necessários no dia a dia do brasileiro.