Cooabriel leva curso de classificação e degustação de café para Bahia
De olho nas oportunidades e tendências do mercado, que tem se tornado cada vez mais exigente, a Cooabriel realizou um curso básico de classificação e degustação de café para cooperados e colaboradores da Bahia.
Em Itabela, o curso aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro. Já em Camacan, o curso teve data entre os dias 1 e 03 de dezembro. Somados os dois locais, cerca de 30 pessoas participaram, entre colaboradores e cooperados.
Dividida entre aulas teóricas e práticas, a capacitação somou um total de 24 horas em cada cidade. O conteúdo abordou temas como o mercado mundial do café, dando ênfase ao café conilon; classificação oficial brasileira, classificação física do café conilon; cafés especiais e classificação por bebida, oferecendo noções para identificar o que se denomina como bebida leve, média e forte gosto.
Conforme explica o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, a iniciativa teve o intuito de oferecer capacitação para que os cooperados melhorem continuamente a qualidade dos cafés que estão sendo produzidos.
“Esses cursos fazem parte de um compromisso que a Cooabriel assumiu ainda em 2021, junto aos produtores da região. A cooperativa cumpre agora uma parte desse compromisso, mas este é apenas o início do trabalho. O objetivo é continuar levando conhecimento aos produtores, para que possam adotar as melhores práticas em suas propriedades”, explicou Pandolfi.
Os cursos foram ministrados pelo consultor Leandro da Silveira Barbosa, que é engenheiro agrônomo e possui ampla experiência em cursos dessas temáticas. Leandro, inclusive, foi um dos provadores na prova de ranqueamento do Top 10 do Concurso Conilon de Excelência da Cooabriel- edição 2022.