Exportações colombianas atingem maior alta em 25 anos na próxima temporada
As exportações de café da Colômbia aumentarão para o maior em 25 anos na próxima temporada, disseram autoridades americanas, mesmo quando apresentaram uma previsão de produção relativamente baixa - ao ver apenas uma recuperação parcial na produção da Indonésia.
O departamento de Bogotá do Departamento de Agricultura dos EUA, em suas primeiras estimativas para 2017-18, previu que as exportações de café da Colômbia - das quais os EUA são o principal comprador - subiram 50 mil toneladas para 13,19 milhões de toneladas.
As remessas a esse nível seriam as mais elevadas desde 1992-93 e representam uma recuperação de 79% em relação ao baixo atingido há cinco anos, quando um programa de replantio com árvores resistentes ao devastador ferrugem provocou uma queda temporária da produção.
"As exportações colombianas de café têm se expandido significativamente desde 2013, paralelamente à recuperação da produção de café", disse a agência.
"Níveis não vistos desde a década de 1990"
De fato, a previsão de produção de café da Colômbia também mostrando uma pequena melhoria em 2017-18, de 100.000 sacas, para definir um 25 anos de alta de 14,6 milhões de sacas.
"A produção de café da Colômbia está em ... níveis não vistos desde o início dos anos 90 como resultado do programa de replantio altamente bem sucedido de variedades resistentes à ferrugem do café e boas condições climáticas", disse a agência.
No entanto, a previsão está abaixo das estimativas de alguns outros comentaristas, com Marex previsão colheita do café da Colômbia na próxima temporada em 14,8 milhõe de sacas, e Rabobank estima em 15 mihões de sacas.
O ministro das Finanças da Colômbia, Mauricio Cárdenas, estimou na semana passada a produção interna no calendário de 2018 em pelo menos 15 milhões de sacas.
Números de árvore
No entanto, as estimativas USDA fatorado em um nivelamento fora no número de árvores maduras, em 3.50 bilhões, na próxima temporada, com os efeitos knock-on do programa de replantação agora amplamente trabalhado. O número de árvores de rolamento foi estimado aumentando em 600 milhões nesta temporada.
Os comentários também vêm em meio a algumas preocupações sobre a produção para o resto de 2016-17, que termina em setembro, graças às chuvas no início do ano e mais recentemente, como a chamada colheita mitaca acelera.
Produção da Colômbia em abril caiu 20% ano a ano.
A analista de commodities suaves Judith Ganes-Chase disse no início desta semana que "as chuvas podem prejudicar as perspectivas de produção e diminuir ainda mais a safra. "Também poderia levar à vulnerabilidade de doenças em condições muito molhadas."
O USDA, contudo, aumentou em 500 mil sacas, para 14,5 milhões de sacas, sua previsão para a produção de café da Colômbia nesta temporada.