Cooperativa cafeeira revisa planejamento estratégico para temporada
Com um olhar no futuro e buscando bases sólidas de crescimento, a Cooabriel está realizando a Revisão do Planejamento Estratégico. O evento, que já faz parte da programação anual da cooperativa, é um momento destinado à revisão de planos, avaliação dos cenários externos e internos e definição de objetivos estratégicos, indicadores e mapa estratégico, traçando novas ações a curto, médio e longo prazo.
A agenda, com data entre os dias 14 e 16 de dezembro, reúne cerca de 20 pessoas, entre diretores, gerentes corporativos e de área e conselheiros da cooperativa. O Planejamento Estratégico é uma das atividades do Programa Parceiros para a Excelência – PAEX, que a Cooabriel desenvolve com a Fundação Dom Cabral, tendo o apoio do Sistema OCB/ES.
No evento preparatório, dia 14, o grupo reuniu-se na sede administrativa da Cooabriel, onde foram apresentados dados do ano corrente, no que se refere a números e informações de organização interna, além dos cenários do mercado nacional e internacional. Foram apresentadas também as visões e perspectivas para 2023 e essa temática contou com a participação de Vinicius Ribeiro de Freitas, diretor da DVF Educação Empresarial, associada da Fundação Dom Cabral no Espírito Santo.
Em um momento de motivação e troca de experiências, aconteceu uma palestra online com o empresário Ricardo Tavares, que é sócio fundador do Grupo Montesanto Tavares. O empreendedor contou sua trajetória de desafios e de crescimento no ramo de cafés especiais.
Em posse das informações sobre o cenário atual e as expectativas para o próximo ano, o grupo finaliza a agenda em Linhares, nos dias 15 e 16.
Diferente dos anos anteriores, este ano foi feita a opção de envolver de maneira direta todos os colaboradores no processo preparatório. Foi enviado um quiz para cada colaborador, que interagiu respondendo sobre diversos aspectos. O objetivo foi obter uma visão mais ampla a respeito dos pontos fortes e oportunidades, além de levantar possíveis pontos de melhoria e ideias de projetos.
De acordo com o professor associado da Dom Cabral, Omar de Oliveira Fantoni, que atua como orientador do processo de revisão, “o objetivo foi buscar mais insumos para a revisão. Foram contribuições muito importantes vindas dos mais variados níveis e setores. Fizemos uma compilação e entendemos que é um material muito rico. Quando se ouve quem está na linha de frente, no dia a dia, obtém-se uma visão diferente, capaz de trazer boas contribuições. Essa iniciativa de envolvimento de todos os componentes da organização não é um evento comum nas empresas. Essa abertura demonstra um reconhecimento ao papel dos colaboradores, por parte da Cooabriel”.
A auxiliar administrativo Brenda Giovana Plaster, que é colaboradora na loja de São Gabriel da Palha, considera ter sido importante participar do processo. “A meu ver, a iniciativa foi interessante pelo fato de permitir que os colaboradores expusessem suas opiniões, algo que não é comum em todos as empresas. Foi uma oportunidade para darmos voz às nossas ideias. Para mim, foi um privilégio participar”, comentou.
Tendo por base a ideia de que o futuro se constrói ainda no presente, pela primeira vez o planejamento estratégico traçará planos para um período mais longo, indo até 2030. Será desenhada uma linha do tempo, detalhando as ações e planos com foco em 2023, mas também elencando as grandes ações para os próximos anos.
O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, comenta que “serão discutidas as visões macro e as grandes investidas de modificação ou mesmo de permanência serão colocadas dentro do planejamento estratégico para, a partir disso, construir formas de se fazer acontecer. É obvio que a velocidade das mudanças pode não permitir uma visão clara, mas a orientação geral de para onde queremos ir, isso é possível de se ter. A visão 2023-2030 passará a existir a partir deste encontro, mas com a segurança de podermos voltar a discuti-la, em função de possíveis mudanças no cenário.”
Pandolfi acrescenta que “após a discussão das ideias e possíveis sugestões de negócio, as direções serão levadas ao conhecimento dos cooperados, especialmente através da AGO, para a sequente aprovação ou não dos projetos. Cabe ressaltar que o objetivo final é pensar sempre no cooperado Cooabriel”, concluiu.
Uma vez finalizado o processo de revisão do planejamento e de projeção para os próximos anos, também os colaboradores tomarão conhecimento das diretrizes e metas traçadas, para que possam contribuir mais efetivamente.
Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, “a revisão do planejamento estratégico é uma forma de contemplar nossas atividades e planejamento de forma mais assertiva, considerando a atual situação da cooperativa e as mudanças que poderão acontecer a curto, médio e em longo prazo. É uma oportunidade para juntos escrevermos o futuro da cooperativa.”