Irvine Institute: café e álcool podem ajudar a viver por mais tempo
Por muito tempo, as pessoas ficaram obcecadas em obter uma fonte de juventude eterna. No entanto, depois de muita pesquisa, talvez os cientistas tenham acertado em cheio, pois um estudo recente revela que o álcool e o café ajudam você a viver mais. O estudo também produziu dados surpreendentes. Confira!
Trata-se de uma investigação chamada The + 90, realizada pelo UC Irvine Institute for Memory Impairment and Neurological Disorders, nos Estados Unidos.
Ainda que esta ideia pareça tirada de uma história fictícia, a verdade é que a ciência a confirma. A Universidade da Califórnia em Irvine realizou um estudo que começou em 2003 e foi chamado de 90+, no qual mais de 1.700 pessoas com mais de 90 anos foram pesquisadas, medindo tanto suas capacidades psicológicas quanto sua qualidade de vida.
Por meio de tal estudfo, concluiu-se que o consumo de álcool e café, em medidas moderadas, ajuda a ter uma vida mais longa. Naqueles idosos que beberam dois copos de cerveja ou vinho por dia, eles têm 18% menos chance de morte prematura; enquanto os que consumiram duas xícaras de café têm 10%.
O importante, apontam os pesquisadores, é se exercitar mesmo quando for mais velho, levando em conta a idade, fazer o que for conveniente, por exemplo, caminhar pelo menos meia hora por dia, ou fazer exercícios de natação.
Outra conclusão a que chegaram com este estudo foi que pessoas com sobrepeso aos 70 anos vivem mais do que aquelas com peso regular ou baixo, o que é um fato confuso, pois foi demonstrado que o excesso de peso pode ser a causa de problemas cardiorrespiratórios.