Minasul lança mais uma edição dos Microlotes Exclusivos da Safra 2022/2023
A Minasul lançou mais uma edição dos Microlotes Exclusivos da Safra 2022/2023. O lançamento abriu as comemorações do primeiro aniversário da Cafeteria Sul Real, da Minasul, e que está localizada no Via Café Garden Shopping.
O evento teve como objetivo a valorização da origem do café e da qualidade produzida em campo, além de promover o consumo de cafés especiais.
De acordo com José Marcos Rafael Magalhães, diretor presidente da Minasul, “a cafeteria foi criada exatamente para promover uma linha direta entre produtor e consumidor. E a maior garantia que o nosso produtor está fazendo um grande trabalho é este tipo de comemoração. Hoje, somos uma nação que produzimos qualidade” comenta.
Premiados
Os cafés selecionados durante o 30º concurso Minasul de Cafés Especiais, se destacaram com mais de 91 pontos, nas categorias Café Cereja Descascado / Despolpado e Café Natural.
Já a categoria Café Fermentado foi selecionada através de um concurso que elegeu as 10 melhores amostras do ano, dentro do projeto Exotic Experience, e que foi promovido durante a Semana Internacional do Café – SIC 2022, em Belo Horizonte/MG. Esses cafés produzidos nas regiões Sul de Minas e Chapada de Minas têm como diferencial o cuidado dos produtores com a cultura.
O produtor Antônio Bento, do sítio Bela Vista, em Varginha, no Sul de Minas foi o campeão na categoria Café Natural. Ele destaca que “não existe segredo para produção de cafés especiais, mas cuidar bem principalmente do pós-colheita é essencial”.
Para Sylvia Tinoco, da fazenda Taquaral, em Três Corações, que foi premiada como o Melhor Café Exotic Experience, o primordial para o preparo de um bom café fermentado está no cuidado com todos os processos. “Acho que o segredo é um cuidado muito grande com a lavoura, e também um cuidado especial com o processo. Então tem que trabalhar a questão do tempo da fermentação e esse pós-colheita que também é muito importante neste caso.”
Luciana Valias Meirelles, produtora da Fazenda Valias, em Capelinha, na Chapada de Minas, que foi a campeã da 30˚ edição do Concurso Qualidade Minasul de Café, na categoria Café Cereja Descascado. “Nada melhor do que ter um trabalho reconhecido. Qualquer trabalho quando é reconhecido e valorizado ele traz mais incentivo. Porque não adianta você produzir um café muito especial e ser vendido como café comum, ter um trabalho especial e não ter valor. Ele tem um trabalho a mais, um capricho a mais, um cuidado a mais”.