Alerta: Novo ZCAS vai trazer muita chuva para parte das regiões de café
Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai trazer muita chuva para parte do Sudeste do Brasil neste fim de ano e nos primeiros dias de 2023, alerta a MetSul. Os acumulados de precipitação devem ser excessivamente altos em algumas áreas com elevado risco de inundações e deslizamentos de terra, além de alagamentos em áreas urbanas.
Serão vários dias seguidos com chuva na região que se seguem a um padrão de instabilidade que já ocorre. A chuva aumenta entre esta quinta e a sexta-feira e tem um novo período de maior intensidade na primeira metade da próxima semana.
Os maiores volumes de chuva devem se concentrar no estado de São Paulo, no Centro-Sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, e no estado do Rio de Janeiro. O estado paulista, em especial, deve ter os mais altos volumes de chuva com os maiores acumulados de precipitação do Centro para o Norte de São Paulo.
A cidade de São Paulo não deve ser tão afetada por este evento de ZCAS com a instabilidade maior atuando mais ao Norte do território paulista. O dia mais chuvoso na cidade deve ser esta quinta-feira com a diminuição da instabilidade na sexta e no fim de semana, quando o sol vai até aparecer com nuvens, embora ocorra chuva isolada.
Realidade muito diferente, por exemplo, da região de Ribeirão Preto que terá muita chuva nos próximos dias. As precipitações mais volumosas ocorrem inicialmente até sexta-feira, após as precipitações diminuem, embora o tempo não firme e ocorram ainda pancadas, e entre terça e quinta da semana que vem chove muito.
No Triângulo Mineiro, Uberlândia terá chuva muito frequente nestes últimos dias de 2022 e na primeira semana de 2023. Ocorrem momentos de melhoria, mas logo torna a chover. Devem ocorrer momentos de chuva localmente forte no período na região do Triângulo com risco de alagamentos.