Acorde e compre o café: inflação aumenta preço do copo no Reino Unido
Por Jeremy Hun
Se um café para viagem é o novo barômetro do aumento do custo de vida no Reino Unido, a situação pode ser ainda pior para os viciados em cafeína do que a imagem pintada pelo chanceler esta semana, já que um latte de rua agora custa bem mais de £ 3, de acordo com novos números.
O preço do café para viagem ganhou destaque depois que Jeremy Hunt divulgou um vídeo que usava copos de papel como suporte para explicar ao público a taxa de inflação de 10,5% em dezembro. “Receio que o café esteja ficando mais caro”, disse ele, acrescentando que custava “quase £ 3 a xícara”.
Mas o relatório do Project Cafe 2023 sugere que a barreira de £ 3 já é história, com custos mais altos de ingredientes e energia - bem como escassez de mão de obra - adicionando 33p ou 11,3% ao preço de um café com leite médio (12 onças) nos últimos 12 meses.
A bebida de leite quente é a variante de café mais popular do Reino Unido, e uma porção agora custa £ 3,25, diz. Mesmo um café com leite pequeno (8 onças) custa mais de £ 3 atualmente, com seu preço subindo 24p para £ 3,03.
Um tamanho padrão é £ 3,14, um aumento de 30 centavos, de acordo com o relatório, que analisou as vendas de cadeias de café de marca como Costa, Starbucks e Pret a Manger, mas não inclui independentes.
No início do vídeo ( no link abaixo ), Hunt pede um flat white, mas esse café também custa mais de £ 3.
O chanceler, que foi comparado a Bean por sua atuação desajeitada no vídeo, usou uma série de xícaras estampadas com as palavras “Covid”, “Ucrânia” e “energia” para explicar por que os preços estavam subindo.
Uma xícara de café custava £ 2,56 há um ano, mas £ 2,86 hoje, explicou ele, com base nos dados de preços do Office for National Statistics para um café com leite para viagem. O chanceler, que foi comparado a Bean por sua atuação desajeitada no vídeo, usou uma série de xícaras estampadas com as palavras “Covid”, “Ucrânia” e “energia” para explicar por que os preços estavam subindo.
Uma xícara de café custava £ 2,56 há um ano, mas £ 2,86 hoje, explicou ele, com base nos dados de preço do Office for National Statistics para um café com leite para viagem.
O relatório sugere que os britânicos ainda consideram o café um “luxo acessível”, apesar da crise do custo de vida. As vendas nas cadeias de café do Reino Unido aumentaram 11,9%, para £ 4,9 bilhões no ano passado, segundo o relatório.
No entanto, as vendas totais ainda estão abaixo dos níveis pré-pandêmicos em meio ao aperto de cinto e à tendência de menos visitas a ruas comerciais e shopping centers.