Será inaugurada nesta terça-feira (24), uma Unidade Comercial da Cooxupé em Manhuaçu, principal cidade produtora de café da Região das Matas de Minas. Vários serviços vão ser oferecidos aos produtores rurais da região. A unidade conta com um armazém, depósito, e uma loja foi construída para receber os cafeicultores. Por lá, eles poderão realizar processos como a compra, a venda e até o mercado futuro de café.
Segundo o Presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodriges de Melo, um dos o principais objetivos da chegada da unidade à região é agregar a visão e os valores da empresa aos produtores de café, oferecendo a eles tecnologia e informações. “Isso vai gerar ainda mais crescimento e desenvolvimento do mercado e de pessoas, assim como movimentação econômica”, disse.
Região das Matas de Minas
Atualmente a Região das Matas de Minas tem uma área plantada de café arábica, em produção, de cerca de 220 mil hectares. Outros 37 mil hectares estão em formação. A produtividade foi, em 2021, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 18,1 sacas por hectare, com uma produção estimada de 3.960.000 sacas beneficiadas. São, aproximadamente, 36 mil cafeicultores em 64 municípios.