Sistema Faemg Senar participa de entrega de núcleo de cooperativa cafeeira
Representantes do Sistema Faemg Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu estiveram na inauguração do novo núcleo da Cooperativa de Cafeicultores Cooxupé aberto em Manhuaçu na semana passada. Parceiros de longa data em outras regiões do estado, as instituições pretendem seguir promovendo ações em conjunto em prol da cafeicultura também nas Matas de Minas.
Para o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis a chegada da cooperativa à região representa um avanço para os cafeicultores e para o agronegócio mineiro. “Ganha o produtor, o município e a região porque a Cooxupé é a maior cooperativa de café do mundo trabalha a venda de insumos, compra de café, armazenagem, além da prestação de serviços, e assistência técnica aos produtores. E juntos daremos condições para que o produtor rural cresça cada dia mais”.
Segundo José Vitor Cunha, presidente do núcleo da Cooxupé em Manhuaçu cerca de 115 produtores do município e do entorno já são cooperados da entidade que tem mais de 18 mil associados. Agricultores familiares representam 97% dos cooperados da Cooxupé, perfil predominante na região das Matas de Minas que a cooperativa pretende alcançar. A estrutura da Cooxupé cidade conta com depósito, armazém, sala de degustação e loja.
Marcos Reis gerente em Viçosa, Isaura Paixão, ARD em Manhuaçu, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, Antônio Teodoro Dutra, presidente do SPR de Manhuaçu e Daniel Prado, supervisor do ATEG Café+Forte (Foto: Divulgação)
“Queremos somar e trazer para a região a visão e os valores da Cooxupé. Nosso objetivo é ajudar a melhorara a qualidade de vida dos produtores e suas famílias por meio do crescimento da cafeicultura, com tecnologia e conhecimento, e do desenvolvimento do mercado”, destacou José Vitor.
Com matriz em Cooxupé no sul de Minas, foi eleita a líder do setor agronegócio do estado de Minas Gerais, em um ranking com 1000 empresas brasileiras realizado pelo jornal Valor Econômico em 2022. A Cooperativa recebe cafés produzidos em mais de 300 municípios e atua no Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (São Paulo).