Cooperativa investe R$ 230 mil com foco na seleção de cafés de qualidade
Uma cooperativa no Noroeste do Estado do Espírito Santo vai construir sua própria sala de provas de café visando expandir as exportações. O valor do investimento é de R$ 230 mil. O objetivo é selecionar cafés de qualidade ou especiais e obter certificação de institutos internacionais.
A iniciativa é da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que pretende ainda disponibilizar a estrutura para terceiros. O projeto está localizado na área de seu armazém sede, em São Gabriel da Palha.
O local abrangerá uma área aproximada de 160 metros quadrados. O ambiente será estruturado com equipamentos modernos e poderá ser usado por até 15 provadores simultaneamente. A previsão é de que as obras sejam concluídas no fim do primeiro trimestre deste ano (2023). Sua estrutura será usada para a prova dos cafés recepcionados.
O superintendente da cooperativa, Carlos Augusto Pandolfi, comenta sobre a importância do projeto para as estratégias da cooperativa. “Estamos indo por um caminho onde a qualidade se tornou imprescindível. A Cooabriel foi pioneira ao lançar o concurso, mas é preciso colocar energia e investimentos também em outros aspectos, especialmente se levarmos em consideração o volume de café com o qual trabalhamos. Com essa sala de provas, teremos um local específico e bem-preparado para medir a qualidade dos cafés recepcionados, através de equipamentos e mobiliário adequados e que seguem exigências internacionais”, disse.
Pandolfi aponta ainda que a Cooabriel pretende estabelecer uma relação de parceria com quem está no mercado de café, dispondo a estrutura também para o uso de terceiros.
“Uma de nossas propostas para este projeto é abrir espaço para que a sala seja usada também por outras cooperativas e degustadores ou para qualquer eventual prova de concurso. Existe boa vontade por parte da nossa cooperativa e estaremos muito abertos a parcerias”, finaliza.