Cooperativa cafeeira se une a outras empresas em projeto social
Colocando em prática os princípios da intercooperação e do interesse pela comunidade, membros de quatro cooperativas de São Gabriel da Palha estiveram reunidos para a demonstração dos resultados das Ações referentes ao Dia C (Dia de Cooperar) mobilizadas em 2022.
A agenda aconteceu no último dia 23 e contou com a participação de representantes das cooperativas Cooabriel, Coopcam, Coopesg e Sicoob Norte, além de membros da Cooperativa Mirim Coop-União e da igreja Católica. Na ocasião, o grupo visitou a sede do projeto social Corrente da Esperança, que foi escolhido para receber as ações do Dia C, dentre elas, obras de melhoria na infraestrutura, apoio pedagógico, cultural, esportivo e outros.
Durante o evento aconteceu também a significativa entrega do Laboratório de Informática, que permitirá que o projeto passe a oferecer uma nova oficina.
Localizado no Bairro João Colombi, em São Gabriel da Palha, o projeto é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de São Mateus e atende cerca de 140 crianças e adolescentes no contraturno escolar. Atualmente oferece diversas oficinas gratuitas, como dança, capoeira, ginástica rítmica, taekwondo, futsal, vôlei, violão e apoio pedagógico que são conduzidas por instrutores voluntários.
A agente Cáritas e coordenadora do projeto, Ilza Gomes Terra, relata que a iniciativa tem sido um agente de mudanças no entorno onde está inserido. “É maravilhoso ver o projeto fluindo e se tornando objeto de transformação social. E recebermos este apoio das cooperativas é gratificante. Estamos somando forças e comprovando que juntos podemos realizar muito mais.”
Dirigentes das cooperativas, que acompanham os projetos, demonstraram a satisfação com os resultados das ações desenvolvidas e expressam entendimento unânime de que as ações sociais estão na base do cooperativismo e são fundamentais para a construção de uma sociedade mais humanizada e justa.
Diante do sucesso da iniciativa, novas ações estão sendo estudadas para o ano de 2023 e deverão ser acordadas por meio do Comitê Permanente Dia C de São Gabriel da Palha, instituído no ano passado e composto por representantes das cooperativas.