Cocatrel lança café produzido pelas mulheres do Grupo Cafeína Cocatrel
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi a data escolhida para a realização do evento que marcou o lançamento do novo café "Cafeína Cocatrel". O evento aconteceu na cafeteria da cooperativa em Santana da Vargem e contou com a participação da maioria das integrantes do grupo, que puderam degustar e conhecer, em primeira mão, como o café produzido por elas está sendo disponibilizado no mercado. O café “Cafeína Cocatrel” agora faz parte da linha regular de cafés industrializados da Cocatrel.
Criado em março de 2019, o Grupo Cafeína Cocatrel surgiu como forma de reunir as mulheres cooperadas, valorizar o trabalho feito por elas na produção de cafés especiais em conseguir melhores negociações na exportação. A iniciativa da cooperativa acompanhou a tendência mercadológica de exaltar o empoderamento feminino ligado ao café, movimento que surgiu a partir da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA). Desde sua criação, o grupo tem sido estimulado a participar de cursos de capacitação e eventos ligados ao café.
A demanda internacional por cafés produzidos por mulheres tem sido atendida pelo setor de cafés especiais e exportação da cooperativa, o CDT (Cocatrel Direct Trade). O setor tem conseguido negociações com ágio significativo para os cafés do grupo, que consequentemente é repassado para as mulheres. A integrante do grupo Laiz Figueiredo afirma que a valorização na hora da venda do café incentiva a cada vez mais produzir cafés de qualidade, "nós percebemos que o mercado internacional está ativamente buscando cafés produzidos exclusivamente por mulheres, e é exatamente o que oferecemos aos compradores.
E o ágio que conseguimos nessas negociações é um incentivo muito importante". Além da exportação com valor agregado, a cooperativa, pensando em atender o mercado nacional de cafés, também já lançou no mercado edições limitadas dos cafés produzidos pelo Grupo Cafeína Cocatrel, por exemplo, os Café Montrês Pérola, Violeta, Pérola, Íris, Jade, Dália e Olívia.
O grupo estreitou laços entre produtoras que em alguns casos nem sequer se conheciam. Para a integrante Adalgisa Sério fazer parte desse grupo é muito importante porque "permite que as mulheres troquem muita informação, onhecimento e principalmente cria uma rede de apoio entre as integrantes do grupo. Nós nos ajudamos muito e diariamente de uma forma muito sincera e honesta. Uma cooperativa tão grande como a Cocatrel tem o dever de unir as mulheres produtoras, a iniciativa de criar esse grupo em 2019 foi um grande acerto". Exaltar o trabalho feito pelas cooperadas através do Grupo Cafeína Cocatrel além de criar conexões entre as cooperadas revela a preocupação da Cocatrel em valorizar todo esforço e dedicação dessas mulheres que são muito atuantes no universo agrícola que historicamente foi um “lugar” ocupado por homens.
O café é da categoria gourmet, e trata-se de um blend criado pela Cocatrel entre cafés depositados pelas cooperadas da Cocatrel. Uma novidade da embalagem é o fechamento com tin-tie, que preserva o aroma e sabor do café mesmo após a abertura. Além disso, o pacote também vem com a válvula aromática, que permite que os gases do café escapem, mas impede a entrada de oxigênio. Ou seja, a qualidade e frescor do café são preservados – e a válvula ainda funciona como uma ‘degustação’ para sentir o aroma do café com a embalagem fechada.
O Cafeína Cocatrel é um café produzido por mulheres cooperadas da Cocatrel. Possui aroma e sabor marcantes, com notas de chocolate e caramelo combinadas à acidez cítrica: delicioso para momentos especiais. O novo café já está disponível para venda nas cafeterias da Cocatrel e loja online, com entregas para todo o Brasil.