Foi lançada nesta terça-feira (28), em Brasília, a Frente Parlamentar do Café, que trabalha pelas pautas relativas ao grão. Entre as pautas a serem tocadas pelo grupo estão o fundo de defesa da economia cafeeira (Funcafé), pesquisas relacionadas à cultura do café e sobre investimento no setor, política nacional de incentivo à produção de café de qualidade (PL 6021/2019), benefícios sociais para os trabalhadores do café, seguro rural, entre outros assuntos.
A frente terá como presidente o deputado federal Emidinho Madeira (PL-MG) e como vice o deputado federal Evair de Melo (PP-ES). O deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) será o secretário.
Para o vice-presidente Evair Melo, a criação da frente é de suma importância para cuidar das pautas e das dificuldades do setor. “O café é um dos produtos mais importantes do agronegócio basileiro. E o café faz parte da história brasileira e está cada vez mais consolidado. E por ter essa importância o café tem suas dificuldades. Então, ter um grupo de parlamentares para cuidar dessas pautas é importante,” afirma.
Segundo o deputado, a frente irá dialogar com todo o setor. “Vamos tratar questões trabalhistas, sanitárias, comercialização e questões de competitividade internacional. E na frente também vamos dialogar com os consumidore”, completa.
Data: 28/03/2023 23:15 Nome do Usuário: leonardo Comentário: O recado está dado, vamos ver até aonde vai vontade e a coragem destes 3 nobres Deputados na defesa das donas de casa {consumidor] e dos cafeicultores { heróis sem valor}.
Data: 28/03/2023 23:04 Nome do Usuário: Leonardo Comentário: A pauta mais importante que essa frente deveria focar é a ROTULAÇÂO do cafe vendido nos supermercados. Protegeriam os consumidores de materias estranhas usadas nos BLENDS beneficiando os produtores.