Agricultura suspende feiras que tenham aves vivas para conter gripe aviária
Para diminuir o risco de disseminação da gripe aviária no país, o Ministério da Agricultura suspendeu preventivamente feiras, exposições, torneios e outros eventos que tenham aglomeração de aves vivas. A portaria nº 572 saiu hoje (30/3) no Diário Oficial da União (DOU).
“As medidas preventivas ocorrem em função da situação epidemiológica mundial de IAAP [ influenza aviária de alta patogenicidade] e seu avanço no continente sul-americano por rotas de aves silvestres migratórias. [Elas] constituem um risco iminente de ingresso da doença no Brasil, país livre da doença”, diz o ministério.
A suspensão vai se estender por 90 dias, mas poderá ser prorrogada. A eventual extensão do prazo ocorrerá após avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.
A medida inclui quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades. A suspensão não vai paralisar o trabalho do ministério de certificação dos estabelecimentos de produção orgânica.