O noticiário de imprensa desta sexta-feira informa que um ciclone bomba vai atingir a Região Sudeste do Brasil. As matérias jornalísticas, baseadas em informações meteorológicas que não são da MetSul Meteorologia ou órgãos oficiais, indicam que a região será assolada por ciclone bomba neste fim de semana. As publicações chegam a citar em seus títulos que o ciclone vai atingir estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As informações não procedem. O ciclone extratropical que se formará nas próximas horas e vai atuar no Atlântico Sul neste fim de semana vai estar até mil a dois mil quilômetros de distância dos estados do Sudeste do Brasil, informa o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall. O sistema se formará nas latitudes do Rio da Prata e do Rio Grande do Sul, em alto mar, a uma grande distância da costa.
“Assim, o ciclone sequer chegará perto de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e muito menos Minas Gerais no fim de semana”, destaca Nachtigall. Ciclones extratropicais intensos não se formam perto da Região Sudeste que não é uma região ciclogenética (de formação de ciclones), exceto por raros casos de ciclones subtropicais.
Estes sistemas se formam normalmente no litoral da Argentina e perto da Antártida, em áreas até o Rio da Prata e a costa uruguaia, e com menor frequência junto ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.