Cooabriel investe mais de R$8 milhões em nova unidade na Bahia
A Cooabriel deu mais um passo para a ampliação da estrutura da cooperativa. Foram iniciadas as obras para a construção do armazém de Camacã, na Bahia. A área total da construção superará 5 mil metros quadrados e a primeira fase das obras deverá ser finalizada em janeiro de 2024.
De acordo com o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, o projeto será executado em duas fases. “Em um primeiro momento planeja-se a recepção e armazenagem de cerca de 120 mil sacas de café. Na segunda fase, a capacidade de armazenagem será ampliada, chegando a 240 mil sacas.” O investimento previsto é de mais de R$ 8 milhões.
“Estamos iniciando uma obra importantíssima, que é o maior investimento da Cooabriel para 2023. É um investimento extremamente necessário pelo volume de café produzido na região, por questões de logística para a armazenagem, mas principalmente, em resposta aos cooperados, que têm demonstrado interesse e feito opção pelos serviços que a cooperativa tem a oferecer”, completou o superintendente.
Atualmente, a armazenagem dos cafés dos cooperados de Camacã e região é feita na unidade de Itabela, também na Bahia. Contudo, a logística apresenta-se como um grande desafio, uma vez que a distância entre as duas unidades é de cerca de 200 quilômetros. Soma-se a isso, o fato de que a produção de café na região tem aumentado de forma expressiva.
Segundo o gerente corporativo de armazéns da Cooabriel, Jonathas Kloss, a cooperativa tem investido na modernização de sua estrutura, para oferecer segurança e modernidade aos cooperados. Um exemplo disso, foi a inauguração do novo armazém de Águia Branca, no início deste ano, localizado no município de Águia Branca/ES.
Com cerca de 8 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 300 mil sacas de café, é um dos principais projetos realizados pela cooperativa nos últimos anos.