Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café de São Paulo”
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, esteve na manhã desta quarta-feira (24/5), no Instituto Biológico, para o lançamento do 22º Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café de São Paulo.”
Promovido pela Secretaria de Agricultura, o concurso tem o objetivo de reconhecer e divulgar a excelência na produção do café paulista. Além de identificar os melhores cafés produzidos dentro do estado, valorizando características como sabor, aroma, corpo, acidez e doçura.
“Este evento demonstra a importância do café, pois, é uma cultura muito nobre para o estado de São Paulo. Nós estamos melhorando cada vez mais a qualidade do nosso produto. Nosso intuito é fornecer à população uma bebida de extrema qualidade. Com a pesquisa, o investimento e com o trabalho dos produtores, nós poderemos chegar muito longe e desenvolver ainda mais o setor”, ressaltou o secretário de Agricultura Antonio Junqueira.
O 22º Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café de São Paulo” busca, assim, não apenas premiar a qualidade do café, mas também destacar aqueles produtores que adotam práticas sustentáveis em sua propriedade, valorizando o respeito ao meio ambiente e a busca por uma produção mais sustentável.
Essa abordagem não só contribui para a preservação dos recursos naturais, como fortalece a imagem do Estado de São Paulo como produtor de cafés de qualidade e responsabilidade ambiental. Uma forma de incentivar os produtores a investirem na qualidade do café, promovendo a melhoria da produção e o desenvolvimento sustentável da cafeicultura local.
“Este concurso criou a possibilidade de todos os pequenos produtores participarem e ter uma renda adicional com aquilo que eles têm de melhor, a qualidade. Nós queremos promover a inclusão de pequenos produtores, produtores familiares, pequenas associações neste mercado do café, principalmente na possibilidade de exportar através do sistema Fairtrade. É valorizar o trabalho de quem faz bem-feito”, destacou o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.
Como participar
Inclusivo e habilitador o concurso é aberto à participação de qualquer cafeicultor do Estado, o certame deverá indicar os 10 melhores em cada categoria. Os produtores interessados em participar do concurso estadual do café submetem amostras de seus cafés para avaliação por um painel de especialistas, que realiza a degustação cega dos cafés inscritos.
As inscrições e entrega de amostras devem ser feitas até o dia 15 de outubro.
Para se inscrever, o produtor deverá levar a ficha de inscrição preenchida e sua amostra a qualquer uma das Casas da Agricultura da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) em todo o Estado.
Os vencedores
Os vencedores do concurso estadual do café recebem certificados de reconhecimento e a possibilidade de terem seus cafés divulgados e comercializados como cafés de qualidade diferenciada. Além disso, a premiação contribui para a promoção da região como produtora de cafés de excelência, atraindo interesse de compradores e consumidores.