Nova edição do "Saborda Colheita do Café" ocorre na próxima quarta feira
Na próxima quarta-feira, 24 de maio, ocorre a 12ª edição do “Sabor da Colheita”, realizada no cafezal do Instituto Biológico, na Vila Mariana (SP), a partir das 10h. A festa, aberta ao público, ocorre desde 2006 entre os meses maio e junho e marca o início da colheita do café no Estado.
Quem participa do evento vivência a experiência de retirar, com as próprias mãos, os grãos de café amadurecidos. Acompanhados de técnicos que fornecem orientações de como colher o fruto, os integrantes recebem óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios.
Depois da colheita, o café é torrado, moído e embalado, chegando a 500 quilos por ano. Toda a produção é doada para o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado, que distribui para as entidades cadastradas.
A comemoração é organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro) e pela Câmara Setorial do Café.
Os pés de café plantados no Instituto Biológico tiveram início na metade da década de 50, para facilitar o monitoramento de pragas e preservar a memória da instituição. Em um terreno de aproximadamente 10.000 m², o cafeeiro é composto por dois mil pés de café-arábica, das variedades catuaí e novo mundo, que resultam em uma produção anual de uma tonelada do grão, variando em função da bianualidade da cultura.
Atualmente, o cafezal é opção de turismo em São Paulo e tem caráter educativo.
Serviço - O Colheita no Cafezal do Instituto Biológico, ocorre em 24 de maio, às 10 horas, no Instituto Biológico – R. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana – São Paulo.