Vietnã se prepara para os desafios da novas leis de desmatamento da UE
O Vietnã, o segundo maior exportador de café do mundo, está se preparando para os desafios de conformidade com uma nova lei comercial antidesmatamento da União Europeia.
A Europa é o maior mercado de café do Vietnã. Cerca de 50 a 60 por cento das exportações totais de café do país do Sudeste Asiático vão para lá a cada ano.
O Parlamento Europeu aprovou em abril uma legislação para proibir mercadorias ligadas ao desmatamento e exige prova de que as importações são livres de desmatamento.
As commodities afetadas incluem cacau, óleo de palma, madeira, soja, borracha – e café.
As empresas disseram que a nova lei afetará os agricultores e exportadores do Vietnã, que terão que lidar com a complexa papelada de fornecer evidências verificáveis.
“O regulamento afetará diretamente as partes interessadas nas cadeias de abastecimento e impactará os meios de subsistência dos agricultores, especialmente os pequenos produtores, que compõem a maior parte da produção de café do Vietnã”, disse o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Le Minh Hoan.
“Eles enfrentarão muitos desafios, principalmente em termos de dados de localização, rastreabilidade, sistemas de monitoramento e gerenciamento da cadeia de suprimentos sem desmatamento”, disse ele em entrevista coletiva na quinta-feira (29 de junho) em Hanói.