Conta de luz vai variar conforme a hora do dia a partir de 2018
A partir de janeiro, o preço da energia elétrica vai variar de acordo com a hora do dia. Por exemplo, no começo da noite, quando o consumo costuma ser maior, a energia será mais cara que na hora do almoço.
Essa é a chamada tarifa branca. Ela não é obrigatória: os consumidores podem decidir se querem a mudança ou se preferem continuar como estão hoje.
A mudança acontecerá aos poucos. Primeiro, poderão mudar as casas que têm um consumo alto e pequenos comércios e indústrias. Para a maioria das famílias, a tarifa branca só será oferecida a partir de 2020.
Entenda como funcionará a tarifa branca e saiba se ela vale a pena para você.
O que é a tarifa branca?
Hoje, não faz diferença na conta de luz se você usa mais energia elétrica de manhã ou à tarde, no domingo ou na segunda-feira. O preço é o mesmo para qualquer hora do dia e para qualquer dia da semana. Em breve, porém, o consumidor poderá escolher entre continuar pagando sua conta nesse modelo ou adotar a tarifa branca.
Mais barato fora do horário de pico e no fim de semana
Para quem optar pela tarifa branca, o preço da energia mudará ao longo do dia e será diferente para dias úteis e fins de semana. No dias úteis, haverá três faixas de preço: horário de pico, intermediário e fora de pico. Nos fins de semana e feriados nacionais, valerá apenas o preço do horário fora de pico.
Horário de pico varia de acordo com a região
Qual é o horário de pico? E o intermediário? Isso pode variar de uma região do país para outra, de acordo com os horários em que os consumidores daquele local mais usam energia, segundo a agência reguladora do setor de energia, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). As empresas de cada região deverão informar quais serão os horários.
Veja as faixas de preço
Horário de pico
Tem a energia mais cara de todas. É o período de três horas em que os consumidores daquela empresa mais usam energia.
Horário intermediário
O preço da energia fica no meio termo: mais barato que no horário de pico, mas mais caro que no horário fora de pico. Será aplicado uma hora antes e uma hora depois do horário de pico.
Horário fora de pico
Tem a energia mais barata de todas. Vale para as demais horas.