Com queda de preços, região colombiana planeja renovação de lavouras de café
O secretário de Agricultura de Tolima, na Colômbia, Ómar Valdés, anunciou que a queda no preço do café vai favorecer a política de plantio e renovação de safras que vem sendo promovida pelo governo departamental (estadual) para melhorar a produtividade.
"Envelhecemos cerca de 20% da nossa cafeicultura , é hora de renovarmos. Devido aos altos preços, nossos cafeicultores atrasaram esse trabalho porque queriam aproveitar ao máximo", disse.
Precisamente, antes da visita do diretor executivo da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia, ao longo da semana anterior, Valdés havia declarado que 200 pesos (cinco centavos de dólar) seriam entregues por cada planta renovada e 300 pesos (sete centavos de dólar) por cada novo plantio no âmbito do acordo que foi assinado por 15 bilhões de pesos (3,6 milhões de dólares).
Sobre os custos atuais do mercado, ele sustentou que a cotação na bolsa não baixou, mas que a queda do dólar fez com que a carga do café também fosse afetada.
"Ainda temos um preço que é sustentável, o preço dos insumos também está caindo . Queremos que eles foquem na produtividade (...) o preço do café está tendo um retrocesso", concluiu Ómar Valdés.
Veja mais em matéria da rádio Ecos del Combeima, em espanhol.