Split tem ação eficaz contra bicho mineiro e cigarra do café
O agricultor brasileiro não tem vida fácil. O clima tropical do país, que favorece as altas temperaturas, é propício ao aparecimento de pragas e doenças em todos os tipos de culturas. E não é diferente como café.
A boa notícia é que há solução. O inseticida Spirit, da Ihara, tem atuação eficaz contra dois insetos, o bicho-mineiro e a cigarra-do-cafeeiro, que, se não controlados, oferecem sérios riscos à lavoura. O produto também funciona como fungicida contra a ferrugem, considerada a principal doença da cultura.
O bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) é uma pequena mariposa que se esconde entre as folhas durante o dia para atacar à noite. Quando a incidência é alta, pode ocorrer perda significativa de folhas, principalmente na parte superior da planta, e, consequentemente, queda acentuada na produtividade – que, em condições extremas, pode ser de até 70%.
Já a cigarra-do-cafeeiro (Quesada gigas) é um inseto sugador, principalmente na fase de ninfa. É considerada uma praga silenciosa porque, no início da infestação, o pé do café não apresenta nenhum sinal aparente. Quando a planta perde o vigor, apesar de uma boa nutrição, é sinal de que pode já estar bem comprometida.
As cigarras adultas põem seus ovos nos ramos das plantas. Quando nascem, as ninfas vão para o solo, sugando a seiva, e só quando estão mais desenvolvidas é que se fixam no tronco. Além de identificar tardiamente o ataque, o agricultor observa queda das folhas, com consequências direta na produtividade.
O inseticida da Ihara foi desenvolvido com uma tecnologia inédita no Brasil. Aplicado via solo, sistema conhecido como drench, tem duplo modo de ação, sistêmico e por ingestão, sendo rapidamente absorvido e disseminado pela planta, o que elimina o inseto quando ele se alimenta. O produto também oferece longo período de controle para o bicho-mineiro, garantindo proteção por mais tempo.
Além de ser eficaz no combate às pragas, o Spirit age como fungicida no caso da ferrugem, considerada a doença mais grave do cafeeiro, por seu alto poder de devastação, capaz de provocar até 50% de perda na produção.
O agrônomo Luciano Vilela, da Ihara, afirma que as características apresentadas pelo Spirit, principalmente pela eficácia contra três males que atingem severamente os cafezais em várias regiões do país, fazem do inseticida o melhor produto de aplicação via solo.
“O Spirit é o produto com maior sistemicidade e solubilidade do mercado. Isso faz com que seja mais rentável, além de entregar mais vigor às plantas para o produtor rural”.
Consulte sempre um agrônomo de confiança
SERVIÇO:
Ihara
Endereço: Avenida Liberdade, 1701 - Cajuru do Sul - Sorocaba – SP