Curso ofertado na capital paranaense destaca harmonizações com café
Harmonizar café com espumante, num drinque que conquista os paladares mais exigentes, não é tarefa para qualquer um. Tanto que essa combinação responde pela melhor colocação brasileira nos últimos oito anos no campeonato The World Coffee in Good Spirits Championship. Seu criador é o curitibano Eduardo Scorsin. Campeão brasileiro em receitas de café com bebidas alcoólicas em 2015, Scorsin pode ser encontrado nas salas de aula e no bar laboratório do curso de Gastronomia do Centro Universitário UniOpet , em Curitiba.
“Fui campeão brasileiro em 2015 na categoria de café com bebidas alcoólicas e representei o Brasil na Suécia, ficando em quarto lugar. Fiz uma harmonização de café expresso com espumante. Até hoje, é a melhor colocação brasileira nessa categoria. Tenho atuado como juiz nos campeonatos internacionais. Em 2019, fui convidado a fazer parte do corpo docente do curso de Gastronomia, onde me formei em 2011”, conta Eduardo, que leciona a disciplina de Cafés com certificação para baristas.
O universo da gastronomia e das bebidas se expande a cada ano, ampliando as áreas de atuação e especialidades para os profissionais como chefs, baristas e mixólogos. Uma delas é a área de gastronomia com ênfase em cafés. Com duração de dois anos, carga horária de 1800 horas e práticas presenciais no campus Rebouças, o curso de Gastronomia capacita os alunos em áreas específicas como gestão de hospitalidade, técnicas de cozinha, food concepts e cozinheiro profissional.
"O curso possui duas disciplinas exclusivas e inovadoras: Café e Cozinha Criativa. Além disso, é o único curso de Curitiba em que o aluno sai com certificação de barista. O Bistrô Escola proporciona ao aluno a prática da produção, venda, gestão e empreendedorismo", explica a professora Camila Pazello, coordenadora do curso.
Lançado em 2009 de forma pioneira em Curitiba, o Curso de Gastronomia já formou mais de mil profissionais em 14 anos. Eles atuam em restaurantes e empreendimentos gastronômicos espalhados pelo Brasil. O curso de tecnólogo oferece a modalidade semipresencial, que amplia a flexibilidade e o dinamismo das práticas presenciais e EAD.
A área de barismo em cafés foi o que conquistou o aluno Henrique Maruyama Wogel, que trabalha no Manana Cafés, no Centro de Curitiba. “Sou barista desde 2019. Trabalhava no contraturno da faculdade de Geografia. Quando cheguei na fase de estágio, vi que gostava mais de trabalhar como barista. Tranquei a faculdade e resolvi me especializar em Gastronomia como curso superior. Meu chefe é formado pelo UniOpet e me recomendou. A modalidade semipresencial é muito boa, pela flexibilidade que nos dá com o trabalho. Podemos conciliar bem as rotinas. As competições que a faculdade promove são muito boas também, se assemelham muito com os campeonatos profissionais”, relata.
A disciplina apresenta aos alunos conhecimentos teóricos, técnicos e práticos relacionados a cafés, ensinando as perspectivas do setor, dos serviços e tendências. “Nosso profissional é formado para conhecer diferentes tipos de cafés, de moagem e de acondicionamento. Realiza o preparo de café e de coquetéis alcoólicos e não alcoólicos à base de café, além de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação”, detalha o professor Eduardo Scorsin.
“Queria fazer faculdade de Gastronomia para ter diploma e me recolocar no mercado. Escolhi o UniOpet, pois havia na grade o módulo de café. O barismo era promissor, estava crescendo, e decidi me especializar”. Formado em 2011, logo depois o especialista começou sua jornada em campeonatos mundiais.
O curso do UniOpet forma profissionais em educação tecnológica, com foco específico, capazes de atender mais rapidamente às demandas de mercado. É voltado para a elaboração, implantação, avaliação e gerenciamento das áreas de Gastronomia, formando profissionais éticos, pró-ativos e com espírito empreendedor, capazes de se adaptar às constantes mudanças.