INMET emite alerta amarelo para onda de calor no Sudeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo nesta quarta-feira (23) às 11h25 da manhã, com previsão estendida para sexta-feira (25) até as 18h00, para onda de calor com temperatura 5°C acima da média por período de dois dias até três dias.
Sudeste
- Espírito Santo (Sul)
- Rio de Janeiro (noroeste, sul, norte e região metropolitana do Rio de Janeiro)
- São Paulo (Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Itapetininga, Vale do Paraíba Paulista, Assis e região macro metropolitana Paulista)
- Minas Gerais (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, central, zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, região metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, noroeste e norte)
Mudança radical no clima neste final de semana
Entre o sábado (26) e o domingo (27), o frio ganha maior intensidade e avança por praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e de Goiás. As temperaturas caem para valores até 15 graus abaixo do normal em algumas regiões.
A onda de frio fará inclusive os termômetros atingirem valores negativos (abaixo de zero) nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, durante a madrugada do domingo (27). Isso pode representar um contraste de dezenas de graus Celsius dentro de uma mesma semana.
Há inclusive risco de geada moderada ao longo da semana e geada forte durante o fim de semana, tanto em território Gaúcho quanto Catarinense. Tanto esta onda de frio quanto a atual onda de calor representam riscos à saúde e, portanto, problemas devem ser contatados junto à Defesa Civil (telefone 199).