Tempestade pode causar um golpe devastador na Costa do Golfo na Flórida
Espera-se que o furacão Idalia se intensifique consideravelmente à medida que se dirige à Flórida, onde as autoridades ordenaram às pessoas que evacuassem suas casas, fechando escolas e aeroporto antes da chegada do furacão ao longo da Costa do Golfo, prevista para esta quarta-feira (30).
Com ventos fortes e tempestades que representam risco à vida, o furacão deverá atingir uma força de categoria 3, e milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade, já que o furacão Idalia pode quebrar o recorde como o primeiro grande furacão em pelo menos 172 anos a atingir a Baía de Apalachee, de acordo com o Centro Nacional de Furacões e seu escritório em Tallahassee.
A Guarda Nacional está de plantão e as evacuações estão em andamento, pois a tempestade pode causar um golpe devastador em partes da Costa do Golfo na Flórida. Espera-se que chegue ao norte de Tampa, na região de Big Bend, na Flórida – mas uma pequena mudança na rota poderia colocar o centro populacional vulnerável em maior risco.
As equipes urbanas de busca e resgate estão de prontidão na Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), enquanto o Corpo de Engenheiros do Exército está pronto para apoiar missões de geração de energia, disse a administradora da FEMA, Deanne Criswell, ao “CNN This Morning” nesta terça-feira (29).
Cuidado com o risco de inundação e preste atenção às ordens de evacuação, disse ela aos que estavam no caminho. “O assassino número 1 em todas essas tempestades é a água, seja a tempestade que ocorrerá na costa ou as chuvas excessivas que podem ocorrer no interior e que causam inundações repentinas nas partes urbanas”, disse ela.
A onda de tempestade – quando os ventos empurram a água do oceano para a costa – pode forçar a água a subir até 3,6 metros em partes do norte da Flórida, com “as águas mais profundas ao longo da costa em áreas de ventos terrestres, onde a onda será acompanhada por ondas grandes e perigosas”, alertou o centro de furacões.
“Queremos que todos levem esta tempestade a sério”, disse Barbara Tripp, Chefe de Resgate de Incêndios de Tampa, durante uma entrevista coletiva, acrescentando que os residentes também devem limpar os detritos das propriedades e procurar vizinhos que possam precisar de ajuda. “Quando o vento atingir certos quilômetros por hora, o Tampa Fire Rescue não será capaz de responder”, alertou Tripp.