Atenção: Polícia Civil alerta para o golpe da intermediação de café
Criminosos agora estão enganando compradores e vendedores com o golpe da intermediação de café. Em Manhuaçu, somente em um dos casos investigados pela Polícia Civil, o prejuízo ultrapassa R$ 1.6 milhões. Nesta quarta-feira, 27/09, a 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil concedeu entrevista coletiva para alertar sobre o crescimento desse tipo de crime e ressaltar alguns cuidados.
Conforme o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Felipe Ornelas, o crime funciona é muito semelhante ao chamado golpe da OLX, que envolve veículos: fraudadores fingem a negociação de café e enganam tanto o comprador quanto o vendedor.
Estelionatários usam negociações acima de suspeitas com condições de enganar profissionais e tentam facilitar condições de pagamento, preços bem acima do mercado, histórias mirabolantes sob o pretexto que estão fazendo um bom negócio.
O delegado Dr. Guilherme Mariano pontou que o abuso de confiança, muito comum nesse meio do mercado cafeeiro, é utilizado para não parecer engano ou golpe. Golpistas estão conseguindo realizar golpe duplo entre compradores e vendedores onde a negociação ocorre separadamente e, quando as partes aproximam-se para verificar pagamento e a entrega do café, descobrem que foram enganadas
Além de Manhuaçu, há notícias de golpes do mesmo tipo ocorridos em Lajinha e Caiana (MG) e em Irupi, Colatina e Linhares (ES).