Documentário destaca plano cafeeiro da Nescafé no México
No último 01 de outubro foi comemorado o Dia Internacional do Café, e foi a desculpa perfeita para a Nescafé lançar o documentário “Plano Nescafé: histórias por trás de cada xícara”, dirigido pelo destacado roteirista e diretor mexicano Alejandro Lubezki, que abre uma janela para um responsável abordagem de abastecimento de café em Tezonapa, Veracruz, que contribuiu para o desenvolvimento econômico da região e a conservação dos ecossistemas naturais.
O documentário aborda a importância da colaboração entre o Plano Nescafé, os cafeicultores e suas famílias para aumentar a sua eficiência produtiva através de formação e técnicas agrícolas sustentáveis para melhorar a sua qualidade de vida. Além dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela competição com outras atividades econômicas pela continuidade da tradição e da história da cafeicultura local nas novas gerações.
“É uma honra testemunhar grandes histórias de produtores de café, como a da família Caballero, da família Escobar ou das mulheres que compõem a empresa Cafetalera La Guadalupana, com quem trabalhamos através do Plano Nescafé e onde existe uma história deliciosa em torno da cafeicultura. Acreditamos firmemente no potencial de crescimento do setor cafeeiro em nosso país, por isso trabalhamos de mãos dadas com os produtores para apoiar um futuro melhor para o campo mexicano, orgulhosos da cadeia de valor que produz o café preferido da população a cada dia. dia. Mexicanos”, disse Fernando César, Vice-Presidente de Café e Bebidas da Nestlé México.
O Plano Nescafé é o programa de abastecimento responsável que há mais de dez anos promove a produção e fornecimento sustentável de café no México, fortalecendo a capacidade produtiva dos pequenos produtores e promovendo o desenvolvimento econômico e social de suas famílias e comunidades. Atualmente, 80 mil cafeicultores mexicanos fazem parte da cadeia de abastecimento Nescafé e o compromisso é que, até 2025, 100% das compras de café sejam cultivadas com práticas sustentáveis certificadas.
“Sou a terceira geração, já estou no mundo do café. Já éramos cafeicultores, já amávamos as plantas, mas o Plano Nescafé nos transformou para amá-las ainda mais. Há produtores que têm 5 ou 10 hectares, com os quais vão produzir 7 toneladas. Há um ano, fazendo parte do programa, produzi 28 toneladas de café em dois hectares”, disse Juan Caballero Tepezicuapa, produtor da região afiliado ao programa.