Pesquisa: café sem açúcar tem relação com redução de ganho de peso
Um novo estudo envolvendo mais de 100 mil participantes descobriu que beber café sem açúcar estava associado a uma redução no ganho de peso entre adultos.
Publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o estudo encontrou uma associação inversa entre beber café sem açúcar, incluindo café descafeinado, e ganho de peso corporal ao longo de um período de quatro anos.
Os participantes de três grupos de coorte experimentaram um ganho de peso médio de 0,8, 1,2 e 1,7 kg (1,7, 2,6 e 3,7 libras), respectivamente.
O estudo associou o consumo regular de café sem açúcar a uma redução no ganho de peso de aproximadamente 0,12 kg (cerca de 0,26 libras). Entretanto, a adição de uma colher de chá de açúcar a qualquer alimento ou bebida entre os consumidores diários foi associada a um ganho de peso moderado de 0,09 kg (0,19 libras).
A associação entre adoçantes e ganho de peso foi mais aparente entre os participantes com sobrepeso ou obesos, bem como entre os participantes mais jovens.
A adição de cremes lácteos ou “branqueadores” não lácteos aos cafés diários não foi associada a qualquer alteração no peso, concluiu o estudo.
Os dados por trás do novo estudo vieram do Nurses' Health Study (48.891 participantes), do Nurses' Health Study II (83.464 participantes) e do Health Professional Follow-up Study (22.863 participantes).
De acordo com os autores, todos afiliados à Escola de Saúde Pública TH Chan da Universidade de Harvard , o objetivo do estudo foi esclarecer as associações que adições comuns de café, como adoçantes e cremes, podem ter sobre os resultados do peso corporal.
“Um aumento na ingestão de café sem cafeína e descafeinado foi inversamente associado ao ganho de peso”, escreveram os autores. “A adição de açúcar ao café neutralizou os benefícios do café para um possível controle de peso. Por outro lado, adicionar creme ou branqueador de café não foi associado a um maior ganho de peso.”
Um grande estudo do ano passado descobriu que beber café, mesmo café moderadamente adoçado, estava associado a uma redução na mortalidade por todas as causas , o que significa que os bebedores de café tinham menos probabilidade de morrer durante o período do estudo.