Cooperativa cafeeira designa os melhores grãos da temporada
A Cocatrel realizou a o evento de premiação do Programa Melhores Cafés. A cafeteria Cocatrel em Santana da Vargem foi o cenário desse acontecimento, que aconteceu no dia 21 de novembro de 2023. Durante a cerimônia, foram reconhecidos e valorizados os produtores que alcançaram as melhores pontuações pelos cafés produzidos na safra de 2023, totalizando vinte cafeicultores vencedores. Esta foi a 15ª edição do programa.
Ao todo, mais de 45 mil amostras de café entraram na cooperativa, passando pela análise do departamento de classificação e degustação. As amostras que exibiram potencial para cafés especiais foram submetidas ao Cocatrel Direct Trade (CDT), responsável por determinar os Melhores Cafés Cocatrel 2023/2024. Todas as avaliações são realizadas por meio de códigos, assegurando imparcialidade na seleção dos melhores cafés.
O Cocatrel CDT, departamento especializado em cafés especiais da cooperativa, realiza a exportação de cafés especiais da Cocatrel e, além disso, desempenha papel relevante na orientação dos produtores para produzir cafés especiais, garantindo assim a conexão entre a oferta e procura do mercado.
Para os cooperados, a sensação é de dever cumprido, já que todo o esforço, desde o cultivo até a comercialização é recompensado no momento da premiação. Segundo José Alberto Paranaíba, um dos premiados, “é um indicativo de que o trabalho está sendo conduzido de maneira correta. Não é uma tarefa fácil, mas é extremamente gratificante”.
Além dos ágios nas exportações, que são repassados aos cooperados, os cafés são industrializados e comercializados nas cafeterias e na loja online da Cocatrel, sendo que 25% do valor das vendas dos cafés industrializados retornará aos produtores, um incentivo a mais do programa. Em breve, estes cafés estarão disponíveis para quem desejar apreciar os sabores premiados produzidos pelos cooperados.
Neste ano, as propriedades premiadas estão localizadas em 7 cidades da região. Ilicínea foi a cidade mais vitoriosa, com seis produtores premiados, seguida por Carmo da Cachoeira, com cinco produtores; Três Pontas, com quatro; Lavras, com dois, e Nepomuceno, Carmo do Rio Claro e Santana da Vargem, cada uma com um produtor premiado.
O presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, expressou enorme satisfação ao anunciar os vencedores, destacando o significativo reconhecimento para o produtor, sua fazenda e região. Ele enfatizou a motivação da cooperativa em criar soluções, gerar renda, agregar valor para os cooperados e valorizar um trabalho de qualidade. O presidente ressaltou que não se trata de um concurso, pois todas as amostras recebidas pela Cocatrel são avaliadas, tornando o programa ainda mais meritocrático. Ressaltou também que o programa é totalmente democrático, já que os produtores premiados são de perfis distintos, englobando pequenos, médios e grandes. Ele ainda fez questão de ressaltar que o Programa Melhores Cafés dos produtores é motivo de orgulho para a Cooperativa.