Cooperativa cafeeira revela vencedores do Prêmio Pio Corteletti
A Nater Coop anunciou na sexta-feira (15), os vencedores da 13ª edição do Prêmio Pio Corteletti de qualidade do café. Em evento realizado em Venda Nova do Imigrante (ES), cafeicultores do Espírito Santo e de Minas Gerais acompanharam o anúncio do resultado, que premiou 15 produtores entre os 67 finalistas.
O Espírito Santo dominou a premiação nas categorias Arábica Lavado e Conilon, com destaque para produtores dos municípios de Afonso Cláudio, Castelo, Itarana e Santa Teresa. Na categoria Arábica Natural, o domínio foi dos produtores de Minas Gerais, dos municípios de Caratinga, Divino e Simonésia.
Com um aumento significativo no montante total distribuído entre os vencedores das categorias, totalizando agora R$ 102 mil em prêmios, e a adição de uma viagem à Itália para o ganhador de cada categoria, esta edição se destacou por ultrapassar fronteiras. A equipe de provadores das amostras inscritas no concurso contou com especialistas internacionais, vindos de países como Itália, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, ao lado dos especialistas regionais.
O prêmio foi instituído pela cooperativa com o objetivo de estimular a produção de cafés especiais inclusive entre os pequenos produtores. Os cafés produzidos pelos cooperados são comercializados pela Nater Coop e vêm conquistando cada vez mais espaço, seja atravessando o oceano para atender o exigente mercado europeu, ou vendidos em diferentes pontos, como o site da Amazon.
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Pio Corteletti 2023
Categoria Conillon
1º colocado – Jarlete da Penha Sotelle – Santa Teresa – ES
2º colocado – Kaio Tim Brandemburg – Itarana – ES
3º colocado – Cirineu Tozzi – Castelo – ES
4º colocado – Edilson Brandt – Afonso Cláudio – ES
5º colocado – Rosalinda Schroeder Brandemburg – Itarana – ES
Categoria Arábica Lavado
1º colocado – Valdeir José Penna Cezati – Castelo – ES