O café espanhol que as revistas inglesas preveem como a nova moda de 2024
"Espresso Martini? É um pouco antiquado. Não, 2024 será o ano de outro coquetel à base de café: o Carajillo.” É com esta frase que a revista Delish, publicação inglesa dedicada especialmente à gastronomia, anuncia as suas previsões para 2024. Na sua lista, que inclui 25 alimentos ou bebidas que, acreditam, “veremos por todo o lado em 2024”, está este típico Bebida espanhola, mistura de café e licor cuja origem remonta ao século XIX.
Nos últimos anos, o Espresso Martini, também conhecido como vodka espresso, alcançou um renovado momento de glória. Essa bebida alcoólica cafeinada, consumida gelada, é feita com café expresso, licor de café e vodca, combinação criada na década de 1980. Quarenta anos depois, esta bebida ganhava fama renovada graças às redes sociais, tanto que a CNN coroou 2022 como “o ano do Espresso Martini”.
Mas esta tendência parece ter chegado ao fim para dar lugar a uma nova bebida, igualmente alcoólica ‘cafeinada’, que em Espanha conhecemos muito bem. O café carajillo é uma bebida que consiste na mistura de café quente com uma bebida alcoólica. O mais comum é o brandy ou conhaque, mas também pode ser feito com rum, anis, bagaço ou whisky.
Em Espanha o consumo deste tipo de misturas é muito comum, pelo que, dependendo da zona geográfica em que nos encontramos, podemos encontrar diferentes versões. No País Basco e em Navarra têm kafe patardun. Na Catalunha é conhecido como cigaló. Nas Ilhas Baleares e em Valência como rebentat (estourado) ou cremaet (queimado). Embora o carajillo seja típico da Espanha, também é típico de vários países da América Latina, como a Colômbia, onde costuma ser feito com conhaque, Cuba, onde costuma ser feito com rum, e algumas regiões do México, onde é típico usar bebidas alcoólicas.
Existem várias maneiras de preparar o carajillo. Uma variável importante é sem dúvida o álcool escolhido, algo que vai depender do gosto pessoal de cada pessoa. Além disso, você pode escolher entre queimar o licor para eliminar o álcool que ele contém, como normalmente se faz com o cremaet, ou, por outro lado, não fazê-lo.
Quer você queime ou não o licor para fazer o carajillo, o que é realmente importante para um resultado delicioso é encontrar a proporção mais equilibrada de café e álcool.
O ideal é adicionar cerca de duas partes de café para cada parte de álcool, mas essas medidas podem variar um pouco dependendo se gostamos mais ou menos forte.
Para conseguir o carajillo esteticamente perfeito e diferenciar perfeitamente as 3 camadas que o compõem (a espuma, o café e o licor), um dos truques é dissolver o açúcar no licor previamente aquecido. Com isso conseguiremos aumentar a densidade do álcool.
Para fazer um carajillo da forma mais tradicional, sem queimar o álcool, a primeira coisa que faremos é aquecer a bebida alcoólica escolhida junto com uma colher de açúcar. Para isso, podemos aquecer a mistura de licor e açúcar por 30 segundos no micro-ondas. A seguir, misturamos bem os dois ingredientes até que o açúcar se dissolva.
Agora teremos que fazer o café com o método que mais gostamos, seja com cafeteira italiana, com gotejador, com cápsulas... Depois de tomar o café acabado de fazer, colocamos no copo de licor, colocar uma colher de chá no copo para que o café não caia diretamente sobre a bebida e quebre essa separação. Agora podemos servir nosso carajillo.