Cooperativa cafeeira destaca importância de práticas sustentáveis na produção
Incentivando e reconhecendo a importância de práticas sustentáveis na produção cafeeira, a Cooabriel está distribuindo mais de R$ 300 mil como prêmio a cooperados que produziram cafés sustentáveis na safra 2023. A premiação é destinada a produtores inseridos no grupo de Certificação 4C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira) gerido pela própria cooperativa. Atualmente, mais de 350 produtores estão alocados no grupo.
Um número representativo de cooperados se reuniu para um evento simbólico que aconteceu no último dia 31, em São Gabriel da Palha/ES.
Expressando satisfação pelo momento, o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, parabenizou os cafeicultores pela adoção de boas práticas. “O tripé da sustentabilidade é um assunto importante a ser discutido. Para a Certificação, os produtores contam com acompanhamento técnico para aperfeiçoamento da atividade, o que demonstra que compreenderam a necessidade de implantar a melhoria contínua nas propriedades”.
A Gerente de Exportação e Sustentabilidade da cooperativa, Renata Vaz, ressalta que é fundamental que a cafeicultura incorpore princípios como sustentabilidade e rastreabilidade, exigidos em diversos elos da cadeia que compõem o setor. Ainda segundo a gestora, a Certificação 4C tem ganhado cada vez mais importância no mercado. “No cenário atual, as certificações não são mais pré-requisitos apenas para a exportação. As multinacionais que operam dentro do país têm feito as mesmas exigências também para o mercado interno”.
O cafeicultor e cooperado da Cooabriel, Tiago Augusto Dias, conta que a adoção de práticas mais sustentáveis era um desejo antigo em sua propriedade, localizada em Nova Venécia/ES. "Sempre quis buscar um pouco mais de sustentabilidade, e não apenas para obter mercado, mas também pensando na saúde e bem-estar da minha família”.
Também do município de Nova Venécia, o cooperado Elias de Paula analisa que é possível perceber diferença na organização da sua propriedade desde que ingressou na certificação. “Considero muito importante o trabalho de consultoria dentro 4C. O acompanhamento da equipe técnica incentiva e orienta a organização da propriedade e o cumprimento dos requisitos. Isso traz muitos benefícios”.
Na propriedade da cooperada Maria Oneide Rondelli Alves, o cultivo de café está sendo passado entre gerações, assim como as práticas sustentáveis. A família de cafeicultores tem propriedade em Boa Esperança e se uniu para produzir cafés sustentáveis e com mais qualidade. Maria Oneide confessa entusiasmo pelo reconhecimento do trabalho que têm realizado. “Estamos recebendo esse prêmio e demostrando nosso valor. Isso é uma satisfação muito grande”.
Filho da cafeicultora e também cooperado, o produtor rural Rogério Rondelli Alves, considera que o valor agregado foi um dos fatores que chamou a atenção da família. “Ingressando na Certificação 4C e apresentando qualidade no café, você valoriza seu produto. O diferencial no preço é um incentivo, porque a lucratividade também é importante dentro da atividade”.
*Para os cooperados que terão direito à premiação, os valores serão creditados no dia 28 de fevereiro, em suas respectivas contas bancárias.