Multinacional faz investimento em projeto cafeeiro na Colômbia
Consegue imaginar a Colômbia sem café ou, que tal, em uma manhã não poder degustar uma xícara dessa fumegante bebida? Ainda que pareça um cenário pouco provável, a realidade é que a cafeicultura tem enfrentado grandes dificuldades, como a baixa produtividade, os altos custos de produção e a escassez de mão-de-obra.
Por isso, para assegurar o futuro do café colombiano, uma nova iniciativa global busca fortalecer o setor e incrementar as receitas dos cafeicultores, através do melhoramento da produtividade de seus cultivos.
Trata-se do Plano Nescafé, estratégia de larga abrangência focada no desenvolvimento rural, na qual a multinacional Nestlé realiza um investimento estimado de 350 milhões de dólares em nível global no período de 2010 a 2020. Na Colômbia, atualmente se implementa em dez municípios do Vale do Cauca e cinco municípios do departamento (Estado) de Risaralda.
Para fortalecer a cafeicultura colombiana, a iniciativa contempla a entrega gratuita de plantas com resistência a enfermidades como a ferrugem do colmo, a assistência técnica em capacitações e ajuda à comunidade e o apoio para a fertilização dos cultivos, que é o segundo item de mais alto custo no processo de produção, depois da mão-de-obra.
Graças ao plano, que se implementa em aliança com a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), mais de 34 mil produtores recebem apoio técnico e capacitação sobre boas práticas agrícolas sob o código de conduta 4C. Além disso, desde que iniciou sua implantação, em 2010, até agora, foram produzidas e entregues mais de 38 milhões de mudas da variedade Castillo, renovando quase 6 mil hectares de cultivos cafeeiros.
Nas palavras de Ricardo Piedrahita, diretor de abastecimento e sustentabilidade da Nestlé para a região andina, "no país, nossa organização tem uma larga história de apoio aos produtores em sua zona de influência, com programas que os fortalecem, tornando-os mais efetivos, permitindo que as lavouras sejam mais rentáveis e ofertem mais receitas e qualidade de vida", disse.
A partir de sua estratégia de criação de valor compartilhado, a companhia busca seguir consolidando esse projeto com o qual todos os participantes da cadeia ganham: as famílias produtoras, aumentando a produtividade e qualidade de seus produtos e assegurando uma receita maior, ao mesmo tempo em que a Nestlé assegura a oferta de café produzido sustentavelmente para elaborar seus produtos Nescafé e Dolce Gusto em mais de 20 fábricas em nível global.
Pela cafeicultura, o Plano Nescafé completará a entrega de 60 milhões de árvores, ampliará a cobertura a outros municípios e buscará consolidar alianças público-privadas para garantir a sustentabilidade dessa iniciativa com a renovação cafeeira.