Especialista espanhol ressalta benefício do café ante câncer colo retal
O especialista em saúde Gorka Orive compartilhou nas redes sociais um estudo que mostra os benefícios do café em pacientes com câncer colo retal. Especificamente, foi na plataforma X (antigo Twitter) que o cientista publicou um link para um estudo recente que confirma estas descobertas. “Ótimas notícias”, comemora o especialista, “o consumo de café (3-5 xícaras por dia) está associado a um menor risco de recorrência do câncer colo retal e a uma menor mortalidade por todas as causas”, acrescenta.
Essa patologia afetou mais de 41.600 pessoas em Espanha em 2022. É uma das mais frequentes no nosso país, com um número que aumentou 22% nos últimos 10 anos. Além disso, importa referir que a idade média de apresentação é de 70 anos, segundo dados da Associação Espanhola Contra o Cancro (AECC), embora não devamos esquecer que também pode surgir em pessoas mais jovens.
Essa pesquisa, liderada por Abisola M. Oyelere, do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade de Wageningen (Holanda), estudou 2.113 pacientes com câncer colo retal nos estágios I, II e III . A equipe científica recrutou homens e mulheres de qualquer idade e de onze hospitais holandeses. Apesar de apresentarem resultados positivos, os pesquisadores confirmaram que essas descobertas não poderiam ser generalizadas para outras populações.
Quatro estudos observacionais demonstraram um risco de mortalidade entre 11 e 54% menor ao consumir três a quatro xícaras de café por dia
O consumo diário de café foi associado a uma maior taxa de sobrevivência em cinco anos em comparação com pessoas que não beberam café nos mesmos estágios da doença. Da mesma forma, quatro estudos observacionais demonstraram risco de mortalidade entre 11 e 54% menor ao consumir três a quatro xícaras de café por dia em comparação com pacientes que não bebiam café.
Esse estudo examinou não só a associação entre o consumo de café e a recorrência do câncer colo retal, mas também o aparecimento de novos tumores primários em pacientes com estágio III da patologia.
"Os mecanismos subjacentes aos possíveis benefícios do consumo de café na recorrência do CCR ainda não foram totalmente elucidados”, explicam os investigadores. No entanto, “foi proposto que o consumo de café protege contra as características do câncer, ativando vias como as reguladas pelo fator nuclear eritróide que reduzem o stress oxidativo", afirmam.
"Também pode prevenir o crescimento metastático do câncer colo retal, melhorando a função hepática e protegendo contra a doença hepática gordurosa não alcoólica."
Mesmo assim, o café poderia oferecer maiores benefícios aos pacientes que sofrem desta doença oncológica. “Também poderia prevenir o crescimento metastático do câncer colo retal, melhorando a função hepática e protegendo contra a doença hepática gordurosa não alcoólica, que é considerada um fator de risco para metástase”, dizem os pesquisadores.
Esses resultados, como afirma o estudo, apresentam uma associação não linear, "em forma de U", dizem os investigadores, entre o consumo de café e a mortalidade por todas as causas, sendo o menor risco observado para a ingestão de três a cinco chávenas por dia de café. café. No entanto, "são necessários mais estudos para compreender completamente os mecanismos pelos quais o café pode melhorar o prognóstico do cancro colo retal", concluem.