Governo do Vietnã emite medidas contra onda de calor, seca e escassez de água
O Primeiro-Ministro Pham Minh Chinh emitiu no dia 1 de abril uma diretiva ordenando que fossem tomadas medidas para lidar com as actuais ondas de calor, seca, escassez de água e intrusão de água salgada que atingiram várias localidades.
A diretiva observou que, devido ao impacto do El Nino, até agora este ano, muitas regiões em todo o país enfrentaram baixas precipitações, altas temperaturas, ondas de calor prolongadas, secas, escassez de água e intrusão de água salgada, especialmente no Delta do Mekong, região central e regiões das Terras Altas onde se localiza mais de 90% da produção de café do país
Citou agências especializadas prevendo que as temperaturas médias podem ser superiores às dos anos anteriores, especialmente no verão. Muitas ondas de calor ocorrerão e tenderão a se tornar mais severas que a média.
Entretanto, é pouco provável que a época das cheias chegue mais cedo na região norte e os fluxos para grandes reservatórios no Rio Da poderão ser 30 a 40% inferiores à média. Ondas de calor, secas, escassez de água e intrusão de água salgada, especialmente nas regiões centro e sul, também são iminentes.
Para minimizar o impacto nas atividades económicas e na vida das pessoas, o Primeiro-Ministro Chinh exigiu que os presidentes dos Comités Populares das províncias e das cidades geridas centralmente, os ministros e os chefes das agências relevantes mantivessem uma estreita vigilância sobre a situação, ao mesmo tempo que impulsionavam a implementação de medidas oportunas e eficazes. contra desastres naturais e condições climáticas extremas, especialmente ondas de calor, secas e intrusão de água salgada.
As localidades foram instruídas a cumprir as instruções do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, de outros ministérios e setores.