Neste domingo (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. O Espírito Santo é o segundo maior produtor do país
Neste domingo (14) é comemorado o Dia Mundial do Café e o Espírito Santo é o segundo maior produtor do Brasil. E esse não é o único título que os capixabas carregam em relação à bebida. A cidade de Brejetuba, na região Serrana do estado, tem o maior café coado do mundo. !
A coagem acontece tradicionalmente no aniversário da cidade. E para fazê-la é instalada em uma estrutura para abrigar a xícara de 2,7 metros e um coador medindo 2,5 metros.
Foram 240 kg de pó em 8 mil litros de água sendo coados em xícara e coador gigantes. Ao todo, são utilizados mais de 700kg de pó de café e um filtro especial produzido com várias camadas de tecido.
A água é bombeada por caminhão pipa para que atinja a altura necessária para ocorrer a coagem, feita sobre uma grande xícara com capacidade para comportar os mais de 8 mil litros do processo.
Para realizar a preparação de um café gigante, é essencial ter uma estrutura fixa para segurar a xícara, conhecida como mancebo. O mancebo, uma haste comumente equipada com um gancho, pode ser feito de madeira ou metal. Em Brejetuba, a estrutura é feita de ferro e possui sete metros de altura.
O Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, é amplamente reconhecido e foi instituído em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC).